RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Os 20 anos da RNP são destaque em Boletim da Reuna

Publicação da Rede Acadêmica Chilena conta história da rede Ipê


O mais recente Boletim da Rede Acadêmica Chilena (Reuna) faz um histórico dos 20 anos da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), ressaltando a importância da organização por ter criado a infraestrutura que interconecta cerca de 600 instituições brasileiras de ensino e pesquisa e atende a mais de um milhão de usuários.

O periódico destaca toda a trajetória e os esforços que resultaram no desenvolvimento da rede acadêmica brasileira, a partir da criação da RNP, pioneira no desenvolvimento de tecnologias de rede no país.

O boletim ressalta ainda que a RNP triplicou sua conectividade internacional em 2009, através de novas conexões de 10 Gbps entre Brasil e Estados Unidos, o que possibilitou um aumento da capacidade disponível para a colaboração científica internacional e para o acesso à Internet comercial.

A organização foi apontada como um laboratório de desenvolvimento de novas aplicações e serviços de rede e como um agente de integração das iniciativas acadêmicas na América Latina.

O diretor-adjunto de Gestão de Serviços da RNP, Antônio Carlos Fernandes Nunes, destacou que a organização pretende estreitar ainda mais os laços com as redes latino-americanas em 2010.

“A RNP também deseja incrementar o desenvolvimento de ações com serviços e aplicações avançadas em redes, em colaboração com a Cooperação Latino Americana de Redes Avançadas (CLARA), e em especial com o Chile, como, por exemplo, o uso da estrutura de vídeo digital, desenvolvida por um grupo de pesquisadores brasileiros e que é compartilhada em muitos dos nossos projetos”, garantiu.

Veja a íntegra da matéria aqui.

[RNP, 09.02.2010]

Consulta em noticias