RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Cinema 4K é tema de debate na Campus Party

RNP participa de discussão no maior evento de tecnologia e Internet do país


Após um dia dedicado para a chegada dos campuseiros e adequação dos estandes, a Campus Party começou para valer na terça-feira, 26 de janeiro. E a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) promoveu uma palestra sobre Segurança, participou de um debate sobre o uso da tecnologia a favor da cultura e esteve presente no estande do Ministério da Ciencia e Tecnologia (MCT), fazendo uma divulgação pontual de suas ações.

Retrospectiva de segurança
Em um mini-auditório no próprio estande do MCT, Ronaldo Vasconcellos, analista do Centro de Atendimento a Incidentes de Seguranca (CAIS), apresentou a Retrospectiva de Segurança, em que analisa os principais episódios e ameaças registrados em 2009 tanto na rede acadêmica como na Internet comercial. A apresentação , feita de forma descontraída e acessível ao público em geral, atraiu a atenção de quem passou pelo local.

No mesmo espaço, ainda serão realizadas mais duas palestras da RNP: "A Infraestrutura de Chaves Públicas para Ensino e Pesquisa e o uso do HSM", na quinta-feira (28/1), às 15h; e "Projetos de P&D em TV Digital", na sexta-feita (29/1), às 11h.

O encontro das luzes: Cinema Digital em Rede
Compondo o eixo temático da Campus Party dedicado à Criatividade, a RNP realizou o debate "O encontro das luzes: Cinema Digital em Rede", iniciado com a exibição do documentário homônimo, mostrando como foi feita a exibição e transmissão em rede de um filme 4K no ultimo File. O diretor-adjunto de Gestão de Serviços, Antônio Carlos Fernandes Nunes, apresentou a organização e detalhou alguns projetos da RNP criados para atender demandas do Ministério da Cultura (MinC).

Michael Stanton, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da RNP, explicou em linhas gerais o que precisou ser feito para que o filme fosse transmitido de São Paulo pelas redes acadêmicas internacionais e chegasse até os Estados Unidos e o Japão. Álvaro Malagutti, gerente do projeto piloto MinC/RNP, esclareceu algumas dúvidas do público sobre conexões de instituições produtoras de conteúdos culturais.

O debate contou ainda com as presenças de José Murilo Junior, secretário de Políticas Culturais do MinC; Carlos Magalhães, diretor da Cinemateca Nacional; e Rodrigo Savazoni, consultor da RNP para Cultura Digital.

Os campuseiros
O que mais chama atenção em uma olhada rápida pela Campus Party é a diversidade de projetos apresentados – e também do público presente, que vai desde pesquisadores de TI e desenvolvedores de games a blogueiros profissionais e curiosos em geral. Também surpreende a magnitude do evento: com 6 mil pessoas acampadas e cerca de 20 mil visitantes por dia, a Campus Party mostra como a cultura digital está cada vez mais presente no cotidiano.

[RNP, 27.01.2010]

Consulta em noticias