RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

RNP participa do 10º File


Começa na terça-feira, 28/7, em São Paulo o 10º Festival Internacional de Linguagem Eletrônica (File), o maior evento de arte e tecnologia da América Latina. A RNP participará do File por meio de uma cooperação técnica no Cinema 4K, que fará a primeira transmissão de imagens em superalta definição entre hemisférios.

Também no File será lançado o Fórum da Cultura Digital Brasileira, que faz parte do escopo do projeto piloto Ministério da Cultura/RNP, em um encontro do ministro Juca Ferreira, do MinC, e do secretário-geral, Alfredo Manevy, com blogueiros. Além disto, a diretora adjunta de Internet Avançada da RNP, Iara Machado, fará uma apresentação sobre a organização dentro do File Symposium.

O File reunirá mais 300 artistas de cerca de 30 nacionalidades, com produção em várias áreas da cultura digital: arte interativa, games, performances, arte sonora, realidade virtual, discussões teóricas e cinema digital. O festival acontece até o dia 31/8, no Centro Cultural Fiesp - Ruth Cardoso – Av. Paulista, 1313, São Paulo. A programação completa e os horários de visitação podem ser encontrados em www.file.org.br.

Confira abaixo os destaques do festival.

File - Festival Internacional de Linguagem Eletrônica

1. 4K, a primeira transmissão transcontinental em superalta definição, que será feita no mundo do longa-metragem “Enquanto a Noite não Chega”, dia 30/7, às 19 horas, no Teatro do Sesi – São Paulo.

Há mais de um ano, um grupo de pesquisadores e interessados está investindo em uma aventura tecnológica: a primeira transmissão de imagens de superalta definição do hemisfério sul para Estados Unidos e Japão. O que se pretende é transmitir filmes com resolução próxima a 8.000.000 de pixels (4Ks) em redes de 1 a 20 Gbps ao vivo. Pense em imagens espaciais jamais vistas, filmes nos mais diversos formatos, conversas com o outro lado do planeta em altíssima definição, experimentos de linguagens narrativas se apropriando do processo tecnológico, metainventos, e até, quem sabe, filmes inteiros.

O Brasil será pioneiro na transmissão do primeiro longa-metragem em 4K com première em três países simultaneamente em tempo real utilizando o formato digital: dia 30/07, às 19h, no Teatro do SESI – São Paulo. O filme “Enquanto a Noite não Chega”, com direção de Beto Souza, será transmitido para a Universidade da Califórnia em San Diego (UCSD) e para a Universidade de Keio, no Japão, em superalta definição.

Esta transmissão será viabilizada pela iniciativa Southern Light, parceria entre a RNP/MCT e a Academic Network at São Paulo (ANSP/Fapesp). Juntas, estas instituições serão responsáveis tanto pela conexão de rede internacional usada na transmissão do filme (que demanda altíssima largura de banda), quanto pela articulação com outras redes de pesquisa no exterior, que participarão deste experimento transcontinental.

O filme discute uma questão que atormenta a todos os seres humanos desde o início de sua existência - o final da vida, a partir do livro homônimo de Josué Guimarães: “se o fim está muito próximo e se tudo em volta está acabando, a única coisa que resta é fazer a travessia com alguns elementos que ainda existem. E, tudo isso, com muita dignidade”.

2. NURBS (Non Uniform Rational Basis Spline) é uma técnica de computação gráfica para representar curvas e superfícies, e que segundo o teórico russo Lev Manovich, no texto inédito que abre o catálogo do File, pode ser a nova ferramenta para a teoria cultural do sec. 21 juntamente com outras ferramentas de computação gráfica e visualização de dados. Lev Manovich participará do File Labo Workshop, no Mezanino do Centro Cultural Fiesp - Ruth Cardoso dia 30/7, das 9h às 13h.

Lev Manovich é considerado um dos mais importantes teóricos da cultura digital na atualidade. É autor de Soft Cinema: Navigating the Database (The MIT Press, 2005), Black Box - White Cube (Merve Verlag Berlin, 2005) e The Language of New Media (The MIT Press, 2001), que foi considerado como “a mais sugestiva e ampla história da mídia desde Marshall McLuhan”. É autor de mais de 90 artigos que foram reproduzidos mais de 300 vezes em vários países. Manovich é professor no Departamento de Artes Visuais da Universidade da Califórnia em San Diego (UCSD), diretor do grupo de Software Studies no California Institute for Telecommunications and Information Technology (CALIT2) e pesquisador visitante no Godsmith College (Londres) e no College of Fine Arts, Universidade of New South Wales (Sydney). Manovich tem sido requisitado para proferir palestras ao redor do mundo, tendo realizado até o momento mais de 270 conferências, palestras e workshops fora dos Estados Unidos nos últimos dez anos. Editou recentemente o livro Software Takes Command (SWS, 2008).

Manovich ministrará workshop sobre “Analítica Cultural”, seu mais novo conceito que trata da aplicação de sistemas de visualização computacionais complexos aos dados culturais como arquitetura, literatura, fotografia e cinema. No workshop, ensinará as ferramentas para os participantes criarem suas próprias análises dos dados e, também, como podemos criar visualizações a partir dos dados coletados.

Local: Mezanino do Centro Cultural Fiesp – Ruth Cardoso dia 30/07, das 9h às 13h.

3. PROTO de “Protomembrana”, performance do artista catalão Marcel.lí Antunez Roca, que acontecerá na abertura do evento (27/07) e dia 29/7, no Teatro do Sesi – São Paulo.

[RNP, 28.07.2009]

Consulta em noticias