RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

I Encontro Internacional do Sistema UAB debate desafios da Educação a Distância

RNP apresenta o Projeto Soluções Digitais para Educação


A RNP participou do I Encontro Internacional do Sistema Universidade Aberta Brasil (UAB) de 23 a 25/11, em Brasília, para apresentar os serviços e iniciativas do projeto Soluções Digitais para Educação. Representaram a RNP a gerente do projeto, Graciela Martins, e o coordenador do serviço de atendimento do Conferência Web para a UAB, o Service Desk, Odilon Faria Neto.

O tema do encontro foi “Educação a Distância – desafios na formação de professores”. Além de palestras sobre políticas para educação a distância (EAD) e características do e-learning, as Instituições de Educação Superior (IES) integrantes da UAB apresentaram trabalhos sobre o desenvolvimento de cursos de graduação em EAD.

O projeto Soluções Digitais para Educação foi apresentado tendo em vista demonstrar as atividades em desenvolvimento no âmbito da cooperação técnica entre RNP e o Ministério da Educação (MEC). A iniciativa tem duas frentes de atuação voltadas para aplicação de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).

A primeira atende a iniciativas de EAD do MEC, UAB e ProInfo. Para a UAB estão disponíveis mais de 600 salas virtuais de conferência web. A segunda vertente é voltada para conectividade e cenários de comunicação nas escolas públicas. Neste âmbito, estão previstos estudos de infraestrutura de rede para o projeto Um Computador por Aluno (UCA), a aplicação de ferramentas para o monitoramento de laboratórios de informática instalados pelo Programa Nacional de Tecnologia Educacional (Proinfo) e o suporte para difusão de conteúdos da TV Escola na Internet.

Em 2010, o projeto inicia uma nova etapa, que inclui o apoio à implantação de redes sem fio nas escolas que participam do piloto do UCA e a parceria com a Escola Técnica Aberta do Brasil (e-tec) para disponibilizar salas no ambiente de Conferencia Web. A e-tec é uma iniciativa de expansão da educação profissionalizante de nível médio utilizando EAD, com o objetivo de democratizar o acesso ao ensino técnico público no país.

[RNP, 25.11.2009]

Consulta em noticias