RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Experiência estrangeira no último encontro do Seminário de Cultura Digital

Mesa ‘Conexões Internacionais’ traça paralelos entre os contextos brasileiros, europeus e dos Estados Unidos


A última mesa do Seminário Internacional do Fórum da Cultura Digital Brasileira foi dedicada ao tema “Conexões Internacionais e a Cultura Digital”, e reuniu brasileiros e estrangeiros na manhã do dia 21/11 na Cinemateca Brasileira, em São Paulo. Os palestrantes traçaram paralelos entre o contexto nacional e o cenário internacional para cultura digital, identificando iniciativas e desafios comuns.

A primeira fala foi de Raquel Rennó, brasileira radicada na Espanha, que apresentou alguns projetos de promoção à arte digital no país ibérico. Raquel abordou tanto iniciativas públicas, como o Medialab Prado, da Prefeitura de Madri, e o Arteleku, da administração basca em San Sebastián, como centros criados por associação de artistas, como o Hangar, em Barcelona, e o ZZZinc, do qual ela faz parte.

Ivo Corrêa, responsável pela área de políticas públicas do Google Brasil, falou sobre o impacto da cultura digital na sociedade, focando na “tensão entre o global e o local”. Corrêa exemplificou com episódios em que o Google foi acusado de ferir legislações nacionais ao publicar conteúdos que, no entendimento da empresa, se justificavam pela liberdade de expressão.

Entrando no tópico da revolução digital – “que ainda está no início”, pontuou –, Corrêa mostrou a frase de indignação de um músico da década de 1920 em relação à chegada do gramofone para mostrar que a “tensão com o novo é esperada”. Antes de concluir, ele fez comentários sobre três tópicos governamentais: pediu mais incentivo à inovação no Marco Civil da Internet; que a reforma da Lei do Direito Autoral esteja focada nas novas tecnologias; e que o Plano Nacional de Banda Larga tenha status de “prioridade zero”para o governo.

A mais jovem integrante do Parlamento Europeu, Amelia Andersdotter representa o Partido Pirata Sueco, e resumiu sua eleição “como o sinal dos tempos”. A deputada iniciou sua apresentação diferenciando legislação de política públicas e que prefere a segunda, “construída em conjunto com a sociedade”. Amelia disse que um dos principais problemas para a cultura digital na Europa é a grande concentração de propriedade no mercado de telecomunicações.

O secretário especial do Ministério da Cultura, Alfredo Manevy, fez uma rápida avaliação do Fórum. Iniciou a fala recordando uma antiga concepção que a Internet era um espaço que iria se autoregular, e que hoje são eventos como este que ajudam a pensar o Estado na web. Entre os temas mais urgentes, listou a discussão da economia na web, a reformulação da lei de Direito Autoral, o acesso aos acervos de cultura e a infraestrutura para Internet.

O americano David Sassaki, da organização Rising Voices, disse que nunca tinha visto um encontro promovido por um ministério da cultura para se pensar cultura na web, e iniciou sua apresentação mostrando iniciativas participativas dos governos dos Estados Unidos e da Suécia. Sassaki defendeu a “manufatura participativa” na Internet, e fez uma recapitulação desde o período anterior à Revolução Industrial.

A “manufatura participativa” no contexto atual, segundo o americano, é construída por pessoas que desenvolvem aplicações e projetos na web para capacitação e desenvolvimento, sem necessariamente ter lucro com isto.

[RNP, 24.11.2009]

Consulta em noticias