RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Barbacena inaugura projeto Cidade Digital leva Internet para telecentros nas escolas

Iniciativa do Ministério das Comunicações instala rede sem fio com apoio da RNP


O Ministério das Comunicações (MC) inaugurou em 31/8 o projeto Barbacena Cidade Digital. A cerimônia foi realizada nas dependências do Centro de Assistência Integral à Criança, no bairro de Água Santa.

A iniciativa é do Governo Federal, realizada pelo Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão (Gesac) do MC. O projeto foi coordenado pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e da Fundação Educativa Ouro Preto (FEOP). A RNP prestou consultoria técnica da implantação das redes sem fio, assim como nos processos de aquisição de equipamentos e solicitação de propostas para definição dos fornecedores responsáveis pela instalação da rede.

Inclusão digital e social

O objetivo do Barbacena Digital é promover a inclusão digital e social, beneficiando diretamente cerca de 10 mil alunos e 1,2 mil professores da rede pública municipal de ensino. A distribuição dos computadores se deu por meio da criação de telecentros instalados nas escolas, onde estudantes e educadores terão acesso gratuito à Internet banda larga sem fio. Cada unidade é composta por 11 computadores, uma impressora, um projetor multimídia, uma câmera de segurança, armário, mesas e cadeiras.

Foram instalados 41 telecentros, sendo 32 em escolas municipais das zonas urbana e rural e nove em repartições e órgãos públicos como a Escola Preparatória dos Cadetes do Ar, o 9º Batalhão da Polícia Militar, a Secretaria Municipal de Educação, o Terminal Rodoviário, o Museu George Bernanos, a Biblioteca Municipal, a Fundação Municipal de Cultura e o IFET-Barbacena, que conta com dois campi.

O sinal de Internet via satélite chegará aos estabelecimentos de ensino da zona rural e na central de distribuição montada no IFET, de onde será retransmitido para 53 antenas instaladas na zona urbana, interligadas pelo sistema Wimax de alta velocidade.

Capacitação

Além dos estudos técnicos para a implantação da infraestrutura, uma das primeiras etapas do Barbacena Digital foi a capacitação de diretores e professores da rede municipal de ensino. O trabalho teve início em 2007, envolvendo 32 escolas e 177 educadores, que passaram pelo curso de nível básico. Entre eles, 26 se tornaram multiplicadores do programa em suas escolas, nas salas de aula e na comunidade.

"As crianças são o motivo principal de todo este investimento do Governo Federal. Os telecentros são a garantia de que os alunos terão um futuro que passa pela tecnologia, pela informação como fonte de pesquisa. Hoje, quem não tem acesso à Internet fica para trás. É uma honra muito grande participar deste momento tão importante para a cidade", declarou o ministro Hélio Costa.

[RNP, 04.09.2009]

Consulta em noticias