RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Concluída fase experimental do Projeto de Atualização do Portal de Periódicos da Capes

Sugestões de bibliotecárias de todo o país foram incorporadas à ferramenta de metabusca do Novo Portal


A fase experimental do Projeto de Atualização Funcional e Tecnológica do Portal de Periódicos da Capes chega ao fim com uma avaliação feita por bibliotecárias de doze 12 instituições de ensino e pesquisa que integram o piloto do Projeto. Durante quatro meses, foram realizados testes na ferramenta de metabusca adquirida pela Capes em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Os resultados estão sendo utilizados pela equipe do Projeto no desenvolvimento do Novo Portal de Periódicos, que será lançado ainda este ano.

Os participantes do projeto piloto incluem representantes de instituições de ensino superior públicas de todas as regiões do país, como a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Universidade de Brasília (UnB), a Universidade Federal de Goiás (UFG), a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a Universidade Federal do Pará (UFPA), a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Instituições privadas também participaram como a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), a Universidade Católica de Brasília (UCB) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Os testes também foram feitos pelos membros do Conselho Consultivo do Programa de Apoio à Aquisição de Periódicos (PAAP) e pelos help desks do Portal nas regiões Sul e Sudeste.

Os testes da primeira fase se concentraram no uso e aperfeiçoamento da ferramenta de metabusca Metalib. Por meio dela, o usuário do Portal pode fazer pesquisas simultâneas em diferentes bases de dados em uma única busca por autor, assunto ou palavra- chave. “A expectativa de todos é que possamos ampliar as formas de pesquisa no Portal, que é o sonho de todo usuário, tanto os atendidos quanto os que participam dos treinamentos”, destacou Rejane Klaes, help desk do Portal de Periódicos na Região Sul e que participou da fase experimental do Projeto. “Acreditamos que vai ser um ganho muito grande para todos os usuários, pois vai agregar muito valor à pesquisa”, confirma Rejane.

Projeto de Atualização do Portal de Periódicos

O Projeto de Atualização do Portal de Periódicos foi lançado oficialmente em novembro de 2008. Além da fase experimental, o projeto prevê uma segunda etapa, quando as instituições-piloto poderão testar os demais recursos que estão sendo desenvolvidos para o Portal. A partir daí, o acesso ao Novo Portal de Periódicos será gradativamente aberto a todas as instituições usuárias.

O objetivo do Projeto é desenvolver soluções que facilitem a consulta e a gestão das informações científicas disponíveis no Portal de Periódicos. Além da Metabusca, o Novo Portal contará com a ferramenta dea links contextuais SFX, que permite o acesso direto aos textos completos dos artigos científicos disponíveis. Foi adquiridao ainda a solução para gestão de recursos eletrônicos científicos Verde. A ferramenta possibilita o acompanhamento das diferentes etapas de aquisição e gerenciamento de periódicos, livros, bases referenciais e bases de texto completos assinados pela Capes. A idéia é facilitar a gestão dos contratos com os editores e ajudar a orientar os investimentos que são feitos no desenvolvimento das coleções que integram o Portal.

O Projeto prevê ainda também o desenvolvimento de um novo layout para o site deo Periódicos e integração das instituições ao Serviço Experimental Comunidade Acadêmica Federada (CAFe). À medida em que as universidades aderirem ao serviço como provedores de identidade, professores, estudantes e pesquisadores poderão utilizar o Portal, independente do local em que estejam. Outra novidade será o acesso personalizado às informações do site, conforme a área de interesse do usuário.

Sobre o Portal de Periódicos Capes

Criado em 2000, o Portal de Periódicos da Capes funciona como uma biblioteca virtual que disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa, de todo o Brasil, informação científica de alta qualidade. Atualmente, o acervo conta com mais de 12.500 revistas científicas com texto completo, 126 bases de dados referenciais, seis bases de patentes, além de 150 mil livros com conteúdos de ciência e cultura do século XVIII. O conteúdo assinado ainda inclui livros científicos em formato eletrônicos, material audiovisual, enciclopédias e documentos contendo normas e estatísticas.

O Portal ainda disponibiliza gratuitamente teses e dissertações e periódicos de acesso livre avaliados pela Capes. O acervo pode ser acessado no endereço: http://www.periodicos.capes.gov.br.

Sobre a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) opera, desde 1992, a infraestrutura nacional de rede avançada para colaboração e comunicação em ensino e pesquisa (rede Ipê). Sua missão é promover o uso inovador de redes avançadas no país. Mantida pelos Ministérios da Ciência e Tecnologia e da Educação, atua no desenvolvimento e na prestação de serviços em três áreas: infraestrutura de redes de alto desempenho, aplicações avançadas e formação de recursos humanos em redes.

A rede Ipê alcança todos os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal, interligando cerca de 600 instituições de ensino e pesquisa, no país, atendendo a um público estimado em mais de um milhão de usuários.

[RNP, 02.06.2009]

Consulta em noticias