RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Reta final

GTs de 2ª fase demonstram soluções para a rede Ipê


Os quatro GTs de 2ª fase a se apresentarem no 10º WRNP já eram conhecidos do público do evento. Na edição passada, demonstraram como os protótipos desenvolvidos poderiam se tornar um serviço da RNP. Vencida a 1ª fase, enfrentam o desafio de implantar seus projetos pilotos testando as soluções em um pequeno grupo de instituições para garantir a viabilidade e o andamento dos projetos.

O Grupo de Trabalho de Educação a Distância (GT-EDAD), criador do sistema multimídia Randomized I/O Multimedia Storage Server (RIO), abriu as apresentações anunciando que a solução “faz tudo o que o youtube faz”, mas voltada ao universo da educação a distância. De acordo com Edmundo de Souza e Silva (UFRJ), coordenador do GT, visualização e interatividade são conceitos fundamentais para o RIO.

O objetivo deste GT é implantar um serviço piloto de educação a distância, baseado no RIO, por meio de aulas pré-gravadas através do qual o aluno pode acessar e navegar na vídeoaula pelo índice de tópicos e interagir com as transparências, e o professor, pode guiar o aluno pelo vídeo. A interação professor-aluno e o alcance – o sistema permite atender simultaneamente várias centenas de usuários - são os grandes diferenciais da solução.

Em período de testes com o Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cederj) e a Universidade Aberta do Brasil (UAB), o GT-EDAD pretende aprimorar o RIO em aumento de escalabilidade, melhoria na robustez, automação do ambiente, monitoramento dos servidores, entre outros.

Igualmente comprometida em realizar refinamentos no sistema desenvolvido, a equipe do GT-Travel, representada pelo coordenador José Ferreira Rezende (UFRJ), expôs a solução para atender a demanda de altas taxas de transmissão, provenientes de aplicações científicas. Rezende demonstrou como o sistema poderá prover benefícios tanto para usuários de aplicações científicas (e-science), como para usuários convencionais que desejam melhorar o desempenho de suas transferências de dados.

Em sua primeira fase, o GT desenvolveu um serviço de transporte confiável de dados baseado na quebra de conexões TCP fim-a-fim em duas ou mais conexões dispostas em série, formando uma conexão fim-a-fim de mais alto nível. A criação e manutenção dessas conexões são realizadas por uma rede sobreposta (overlay) à rede Ipê. Nesta 2ª fase, o GT trabalha na ampliação da rede sobreposta utilizada pelo piloto, a fim de aumentar a flexibilidade na escolha dos pontos de segmentação.

Em seguida, Luiz Marcos Garcia Gonçalves, coordenador GT-Museus Virtuais, apresentou o ambiente virtual multiusuário que permite a construção e manutenção de Museus Virtuais em 3D e 2D. O sistema foi pensado para que curadores construam seus espaços (museus virtuais) e disponibilizem à sociedade o acesso aos acervos. Além de adicionar obras, será possível editar os ambientes definindo sua posição e tamanho, a textura dos acabamentos, entre outros.

Encerrando as apresentações dos Grupos de Trabalho, o GT-Overlay demonstrou os avanços no desenvolvimento de uma infraestrutura de rede de serviços sobrepostos que tem a finalidade de prover mecanismos avançados e de gerenciamento de conteúdos. “Criamos um ambiente virtual em que se abstraem todos os nós da rede principal”, esclareceu a coordenadora Regina Melo Silveira (USP).

A equipe busca a extensão da rede de distribuição de vídeo digital da RNP (RVD) através da interconexão desta a outras redes acadêmicas, compondo uma ampla rede de distribuição de conteúdo multimídia. Com essa extensão, qualquer usuário da rede Ipê poderá se beneficiar com o acesso de forma otimizada a conteúdos gerados em diferentes instituições acadêmicas e de pesquisa do país.

A expectativa é de que a plataforma de distribuição de vídeo seja futuramente implantada em outras instituições que, conforme forem sendo interconectadas à RVD, passarão a constituir novas fontes de conteúdo.

[RNP, 25.05.2009]

Consulta em noticias