RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Grupos de Trabalho expõem seus projetos


Pela primeira vez, o WRNP é realizado em Recife (PE), que recebeu os participantes com uma manhã de sol e calor, marcada pelas exposições dos 8 Grupos de Trabalho (GT) do período 2008-2009. O Programa Grupos de Trabalho promove, desde 2002, a formação de parcerias entre a RNP e grupos de pesquisa para o desenvolvimento e introdução de aplicações de serviços inovadores na rede Ipê.

O ciclo de palestras foi aberto pelo GT-BackstreamDB, responsável pela criação de uma nova ferramenta de monitoramento da rede Ipê, baseada num gerenciador de streams de dados. Apresentado pelo Professor Elias Duarte (UFPR), coordenador do grupo, o sistema prevê a integração ao Monipê - serviço experimental disponibilizado aos usuários da rede Ipê para medições de alta precisão do desempenho da rede - e terá como principais benefícios o aumento da capacidade do gerenciador de rede sem intervenção no tráfego, facilidade de manutenção e reutilização (ao contrário de scripts ad hoc) e consultas arbitrárias sobre o tráfego executadas em tempo real. As funcionalidades existentes permitem apenas consultas pré-definidas. Este GT, que se encontra na 1ª fase, tem projeto piloto implantado no PoP-SC e trabalha atualmente na adequação e aprimoramento da ferramenta.

Carlos Kamienski, da Universidade Federal do ABC, demonstrou os resultados do GT-Mundos Virtuais, que desenvolve uma plataforma voltada à criação e elaboração de atividades de ensino e pesquisa a distância em ambientes virtuais. A plataforma, que utiliza o servidor de código aberto OpenSim (Open Simulator Project) - o mesmo utilizado no Second Life, propõe uma metáfora computacional do mundo real com pessoas (avatares), lugares e objetos onde é possível a realização de feitos difíceis ou impossíveis no mundo real. Entre os principais benefícios destacam-se as atividades de pesquisa a distância, simulação de situações abstratas e atividades de realidade virtual através do uso de dispositivos como óculos e luvas, que aumentam a sensação de imersão no mundo virtual.

“Estamos interessados no tipo de virtualização que oferece benefícios para o usuário final da RNP”, defende Caminski.

Também voltado para a educação, o Grupo de Trabalho Federação de Repositórios Educa Brasil (GT-FEB) apresentou seu trabalho de desenvolvimento e implementação de uma federação de repositórios de objetos de aprendizagem (OAs) acessíveis em três meios de comunicação distintos: web, TV Digital e dispositivos multimídia. De acordo com a Secretaria de Educação a Distância (SEED), do Ministério da Educação, objetos de aprendizagem são recursos que podem ser reutilizado para dar suporte ao aprendizado em variados ambientes de ensino, seja esse conteúdo em forma de uma imagem, uma página HTML, uma animação ou simulação.

“Quando uma instituição disponibiliza seus OAs num repositório próprio, ela abre mão de conceitos fundamentais dos objetos de aprendizagem: o compartilhamento e a reusabilidade”, fundamenta a coordenadora do GT, Rosa Viccari, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Tatiana Aires Tavares, da Universidade Federal da Paraíba, realizou a última apresentação dos GTs de 1ª fase demonstrando o uso da ferramenta Arthon, infraestrutura para a gerência e articulação remota de fontes distribuídas de áudio e vídeo, desenvolvida pelo GT-Mídias Digitais e Arte. Com base no uso desta infraestrutura a ser implantada, diversos grupos artísticos poderão compor apresentações distribuídas e colaborativas. “Nosso objetivo é oferecer formas mais avançadas para a interação humano-computador em espaços midiáticos compartilhados em tempo real”, afirma Tatiana.

A infraestrutura é baseada na integração dos resultados de trabalhos anteriores desenvolvidos pelo Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital (LAVID), da Universidade Federal da Paraíba e combina componentes de suporte à transmissão de vídeo de alta qualidade e à comunicação em tempo real entre grupos de usuários.

[RNP, 25.05.2009]

Consulta em noticias