RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

10º WRNP atinge recorde de público


O primeiro dia de atividades do 10º WRNP começou às 9h com uma sessão de boas-vindas comandada pelo diretor de Inovação da RNP, Michael Stanton. Os mais de 300 inscritos, público composto por especialistas e estudantes das áreas de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias de redes e aplicações, estarão reunidos por dois dias em Recife para discutir, entre outros assuntos, a Gestão de Identidade na Rede, tema desta edição.

O evento deste ano, que acontece dentro do Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC), atingiu, mais uma vez, número recorde de participantes. Grande parte da programação que compõe os dois dias do Workshop é centrada na exposição de projetos e serviços para a área de redes e sua integração às iniciativas de certificação digital, autenticação e autorização federativa, bem como outros assuntos de interesse da comunidade.

Além da programação central, o WRNP também promove o encontro de grupos com interesses comuns em reuniões paralelas - denominadas ‘Salas RNP’, que acontecem ao longo da semana. O encontro ‘Futura RNP’ abriu o ciclo de atividades no domingo (24) reunindo cerca de 30 pesquisadores integrantes do grupo de Arquiteturas e Tecnologias do projeto Futura RNP, que prevê o desenvolvimento e implementação da nova geração da rede Ipê, que terá uma arquitetura híbrida.

Na quinta-feira (28), será a vez dos integrantes dos comitês gestores das Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa (Redecomep) reunirem-se para o 5º Encontro Redecomep, que promove a troca de experiências entre os participantes, tanto de redes metropolitanas em funcionamento, quanto das que estão em processo de implantação. Serão apresentados os status das construções e os resultados e benefícios alcançados pelas instituições e centros de pesquisa integrados pelas Redecomep já em operação. Haverá também um debate sobre o futuro das redes e as possibilidades em aumentar o grau de institucionalização das mesmas.

A 4ª edição do Workshop VoIP, marcada para a sexta feira (29), encerra as atividades das ‘Salas RNP’ promovendo a interação entre a coordenação do serviço na RNP e os responsáveis técnicos pela administração do VoIP nas instituições clientes do serviço.

[RNP, 25.05.2009]

Consulta em noticias