RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Mais quatro embriões de telessaúde inaugurados

Instituições beneficiadas no Pará, Tocantins e Bahia


Na tarde do último dia 8/3 foram inaugurados mais quatro embriões de núcleos de telessaúde no escopo do projeto Serviços Digitais para a Saúde, localizados nas seguintes instituições: Universidade Federal do Tocantins (UFT); Fundação de Medicina Tropical (FMT-Tocantins); Universidade Federal do Pará (UFPA) – Campus Santarém, cujo embrião está localizado na Secretaria Municipal de Saúde deste município; e Hospital Geral Roberto Santos (HGRS - Bahia).

Estes embriões recebem um kit básico de equipamentos (desktops, impressoras, microfones, câmeras, roteadores e switches) que os tornam aptos a iniciarem suas atividades em telessaúde. Cada um destes pontos tem a chance de, no futuro, se tornar um dos núcleos do Programa Nacional de Telessaúde (Telessaúde Brasil), do Ministério da Saúde (MS).

O projeto Serviços Digitais para a Saúde, criado a partir de ações de cooperação previstas por um primeiro acordo entre os Ministérios de Ciência e Tecnologia (MCT), o Ministério da Educação (MEC) e o Ministério da Saúde (MS), atua em três frentes: a integração da rede do Datasus - infraestrutura de rede que integra a sede do Ministério da Saúde a seus 15 núcleos - ao backbone da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP); a implantação de 32 embriões de telessaúde; e o provimento de conectividade de alto desempenho para serviços de videoconferência e de telefonia IP (VoIP) em unidades de gestão do Qualisus, com o objetivo interligar secretarias de saúde estaduais e municipais.

A instalação destes 32 embriões faz parte da expansão do Telessaúde Brasil, que a partir destes e de seus outros núcleos já consolidados, estará então presente em todos os estados brasileiros. Com as inaugurações de hoje, sobe para 12 o número final de embriões de telessaúde já em atividade.

[RNP, 13.04.2009]

Consulta em noticias