RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

RNP lança novo site do FIX


A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) lança hoje o novo site sobre o Ponto Federal de Interconexão de Redes (FIX). Informações atualizadas como vantagens, políticas, adesão, participantes, estatísticas e contato podem ser conferidas no novo site

Ponto de Troca de Tráfego (PTT) gerenciado e operado pela RNP, o FIX foi criado em 2002 e faz parte do projeto PTTMetro, de 2005, do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGIbr), sendo o Ponto de Acesso (PIX) Federal do PTTMetro de Brasília. Entre as vantagens do FIX estão velocidade, qualidade, redução de custos e a interconexão direta entre as redes, o que permite a fidelização dos usuários.

Para ter acesso ao FIX é necessário que a instituição tenha acesso dedicado e permanente à Internet global. Não há custo de adesão e não há limite de redes para adesão ao FIX. A rede precisa ter bloco CIDR próprio e ser um sistema autônomo (ASN) e a instituição precisa investir apenas para levar sua rede até o ponto ou alocar outra infra-estrutura para estabelecer a conexão ao FIX.

Entenda a troca de tráfego

O Ponto de Troca de Tráfego (PTT) é onde acontece a interconexão entre as redes, o que permite a navegação por sites comerciais, governamentais e de ensino e pesquisa. A partir dos PTTs os usuários podem sair da própria rede e acessar sites localizados em outras redes. Quanto mais PTTs regionais, menor o caminho percorrido para a troca de tráfego, o que gera maior velocidade e volume de dados nas operações.

[RNP, 06.05.2009]

Consulta em noticias