RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Começa financiamento de projetos ligados à TV digital

Propostas aprovadas pelo MCT devem ser divulgadas no próximo dia 14


O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologias Digitais para Informação e Comunicação (CTIC) deve divulgar o resultado de sua primeira iniciativa de financiamento de projetos até o dia 14 de novembro. O CTIC foi criado pelo governo federal e atua sob gestão da RNP. Seu principal foco é atender às necessidades de pesquisa e desenvolvimento ligadas à implantação da TV digital no Brasil.

A iniciativa começou com o envio de uma carta-convite a cerca de 30 grupos. As 35 propostas de projetos recebidas foram avaliadas por uma comissão de especialistas, que selecionou 20 e as distribuiu em oito linhas de atuação. Os grupos tiveram 15 dias para reformular seus projetos conforme as sugestões da banca. As novas propostas foram apresentadas em workshop no final de outubro para a comissão e os demais grupos, em processo seletivo transparente.

A contratação dos projetos depende de decisão final do Ministério da Ciência e Tecnologia, baseada no impacto estratégico de cada linha de atuação. O papel da banca é recomendar a aprovação e ajustes. A divulgação das propostas para contratação será feita por e-mail e estará disponível a partir de dezembro na página do CTIC na Internet (www.rnp.br/pd/ctic.html).

Linhas de atuação dos projetos

A comissão de avaliação, formada por seis professores (UFOP, UFPR, ITA, PUC-Campinas, IEAv-CTA e PUC-Minas), distribuiu os projetos nas seguintes linhas de atuação:

1) Evolução do Middleware Ginga;

2) Middleware para dispositivos móveis;

3) Sistema on chip para o terminal de acesso do SBTVD;

4) Desenvolvimento de linhas mestras para operação e configuração de sistemas de compressão de vídeo para o SBTVD;

5) Modelos de segurança e controles de direitos autorais em midias digitais para TV;

6) Recepção: Sistemas com Diversidade Espacial e Antenas Inteligentes;

7) Terminal de Acesso do SBTVD; e

8) Coleta de sinais, estatísticas de acesso e predição de cobertura do sinal.

[RNP, 11.11.2008]

Consulta em noticias