RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Hospital Bettina Ferro de Souza inaugura núcleo da Rede Universitária de Telemedicina

Área de desenvolvimento infantil será uma das principais beneficiadas


No próximo 9/10 será inaugurado o núcleo de telemedicina e telessaúde do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza, da Universidade Federal do Pará (HUBFS-UFPA). A cerimônia terá início a partir das 11h, no auditório do hospital, e contará com a presença do diretor do HUBFS, Paulo de Tarso Ribeiro de Oliveira, da vice-reitora da UFPA, Regina Fátima Feio Barroso, e do coordenador da Rede Universitária de Telemedicina (Rute), Luiz Ary Messina.

A Rute é um projeto do Ministério da Ciência e Tecnologia, coordenado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Através da Rute, O HUBFS passa a integrar uma rede de instituições conectadas entre si e com outras iniciativas de telessaúde no Brasil e no mundo, podendo realizar atividades que vão desde a teleducação de profissionais da área médica e a discussão de casos, até o atendimento a distância.

Segundo o coordenador da Rute no HUBFS, Pedro Piani, a infra-estrutura trazida pela Rute possibilitará o início das atividades de telessaúde do hospital. Para Piani, uma das áreas que será mais beneficiada é a de desenvolvimento infantil, onde o hospital já atua fortemente. Neste sentido, o HUBFS se inscreveu no SIG Saúde de Crianças e Adolescentes, um dos grupos especiais de interesse (conhecidos como SIGs, do inglês Special Interest Groups) da Rute. Durante a cerimônia de inauguração, representantes deste SIG (coordenado em parceria pelos núcleos Rute da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Universidade Federal da Bahia) irão participar por videoconferência. Segundo Piani, até o momento, o núcleo de telessaúde do HUBFS também já está inscrito em outros três SIGs: TeleEnfermagem, Oftalmo e Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico – Facial.

Rute já tem núcleos inaugurados em outros estados

Na primeira fase da Rute, 19 instituições aderiram à iniciativa. Com a expansão da rede, anunciada em agosto de 2007, a Rute passou a incluir 57 instituições, distribuídas em todos os estados do Brasil. Atualmente, já há núcleos da rede inaugurados em hospitais universitários em Santa Catarina, Rio de Janeiro, Pernambuco, Maranhão, Bahia, São Paulo e Paraíba.

O objetivo da Rute é aprimorar a infra-estrutura para telessaúde presente nos hospitais universitários e promover a integração dos projetos existentes nesta área. Exemplo desta integração são os SIGs (Special Interest Groups, ou Grupos Especiais de Interesse), nos quais os profissionais de saúde das instituições pertencentes a Rute montam uma agenda de videoconferências para debater um assunto específico. Além dos debates e discussões de caso, alguns SIGs também realizam diagnósticos e aulas a distância. A Rute é apoiada pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e pela Associação Brasileira de Hospitais Universitários (Abrahue).

[RNP, 07.10.2008]

Consulta em noticias