RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Livro do Ipea inclui capítulo sobre a RNP


Neste mês, em que completa 44 anos, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) lançou o livro "Políticas de Incentivo à Inovação Tecnológica no Brasil”, que inclui o capítulo A contribuição de uma Organização Social para Ciência, Tecnologia e Inovação: o caso RNP, de Antônio Carlos F. Nunes e Vanessa R. de Macedo, que mostra que as funções e os processos dominantes na era da informação estão cada vez mais organizados em torno de redes, destacando a atuação da RNP como Organização Social (OS) no desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação, contribuindo também para a liderança e integração internacional do país.

Antônio Carlos F. Nunes e Vanessa R. de Macedo

“(...) RNP foi capaz de fazer-se presente no processo decisório no âmbito do MCT, utilizando-se de estratégias de influência, sobretudo de expertise (expertise power), contribuindo, assim, diretamente para o desenvolvimento da infra-estrutura de CT&I nacional, e apresentando, ao governo, sua agenda própria internacional: a consolidação da rede Clara. Tal iniciativa veio a potencializar as estratégias governamentais de liderança regional, e a convergência de ambas as agendas resultou no êxito da implantação da iniciativa.”

O livro traz estudos realizados em parceria com diversas instituições públicas, que apontam a necessidade de maior integração das instituições governamentais que compõem o Sistema Nacional de Inovação e mais ousadia do Estado para alavancar o esforço tecnológico do setor produtivo. A publicação apresenta uma série de pesquisas que mostram o esforço do instituto em reunir e disseminar conhecimentos relacionados à área da inovação tecnológica.

O evento de lançamento, no dia 10 de setembro, contou com a presença do ministro de Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, que elogiou a iniciativa. “Este livro mostra que o Estado brasileiro tem papel importante na transformação do conhecimento em inovação tecnológica nas empresas. O Ministério de Ciência e Tecnologia com certeza será parceiro do Ipea nas pesquisas que olhem para essa direção”, afirmou.

O capítulo sobre a RNP está disponível no site do Ipea , assim como o livro completo.

[RNP, 22.09.2008]

Consulta em noticias

 


Referências: