RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Rede de Intercâmbio de TVs Universitárias é lançada

Iniciativa vai gerar uma grade nacional de programação


No último dia 6 de junho, foi lançada a Rede de Intercâmbio de TVs Universitárias (Ritu). Realizado na Universidade de São Paulo (USP), o evento contou com a presença do vice-reitor da universidade, professor Franco Maria Lajolo, do diretor de Inovação da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), professor Michael Stanton, e do presidente da Associação Brasileira de Televisão Universitária (ABTU), jornalista Claudio Marcio Magalhães.

Como lembrou Magalhães, “muitos anos se passaram, desde aquela tarde histórica em 1997”, quando um grupo de professores se juntou em Caxias do Sul para discutir a criação de uma rede de TVs universitárias, até a descoberta de um modelo viável ao projeto. A Ritu é pioneira na criação de uma grade nacional de programação compartilhada entre TVs universitárias de todo o Brasil, através de conexões à rede Ipê, da RNP.

A Rede foi viabilizada graças à parceria entre ABTU, RNP e o Laboratório de Vídeo Digital da Universidade Federal da Paraíba. Na prática, a Ritu será formada por computadores distribuídos nas TVs e canais interconectados através da rede Ipê a um servidor central disponibilizado pela RNP. Cada TV universitária poderá compartilhar seus programas para exibição por outras TVs universitárias e também exibir em sua própria programação os vídeos produzidos por outras emissoras de universidades. A autonomia de cada TV será respeitada.

As oito universidades que fizeram parte do projeto-piloto – USP, UFPB, Mackenzie, Unicamp, PUC-Campinas, Uni-BH, UFSC e Universidade Federal Fluminense - e aquelas que quiserem integrar a Ritu a partir de agora terão à disposição uma grade universitária durante 24 horas por dia. Sem contar que terão a identidade universitária reforçada, pois não precisarão recorrer à programação de outras emissoras públicas e privadas.

Stanton, da RNP, falou de algumas iniciativas da RNP, pioneira em tecnologia Internet no Brasil. Para ele, as metas da RNP, cuja rede interligará este ano 15 capitais com conexões de múltiplos Gbps e as demais 12 com acessos a dezenas de Mbps, são oferecer uma ainda maior capacidade de acesso à rede, maior autonomia em seu uso e investir cada vez mais em inovações tecnológicas. Quanto à Ritu, ele lembrou que técnicos da RNP, desde 2002, contam com a colaboração de pesquisadores da UFPB e USP para desenvolver novos serviços de rede na área de vídeo digital. “Essa é a origem da aplicação de compartilhamento que é usada na Ritu”, contou.

Lajolo, da USP, sintetizou o pensamento da maioria dos envolvidos na concepção da Ritu: “Essa modalidade de comunicação será um forte estímulo à produção de conteúdos educacionais, permitindo maior abrangência da informação e integração nacional. O uso de novas tecnologias é extremamente estimulante para a geração de novas formas de ensino”, disse. E concluiu: “É essencial que a ciência passe a fazer parte da bagagem cultural do cidadão comum. Que as nossas universidades possam chegar a toda parte.”

Na ocasião, ainda foi realizada uma demonstração, em tempo real, de como os programas são compartilhados entre as TVs participantes.

Também estiveram presentes no lançamento a gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da RNP, Iara Machado, o coordenador do Lavid, professor Guido Lemos, e o coordenador técnico da Ritu, Tiago Lima, também do Lavid.

Assista à gravação do evento.

Obs.: Caso o vídeo não comece a tocar automaticamente no seu browser ao clicar no link acima, copie-o para o Windows Media Player ou outro tocador que leia o formato Windows Media Video (wmv).


[RNP, 11.06.2008]

Consulta em noticias