RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Implantação de serviço de monitoração na rede Ipê é tema de reunião

Projeto aprimorará o trabalho de operação do backbone acadêmico e científico nacional


No último domingo, 25 de maio, profissionais de vários cantos do país reuniram-se no hotel Othon Palace, no Rio de Janeiro, para discutir a implantação do serviço experimental de monitoração da rede Ipê (Monipê). O principal objetivo do serviço é prover informações de monitoramento focadas no gerenciamento e manutenção de redes de grande porte, abrangendo todos os tipos de usuários. Pretende-se ainda reduzir os custos de diagnóstico e melhorar a percepção do usuário em relação à rede, fornecendo-lhe informações confiáveis e amplas que ajudem a dimensionar suas expectativas.

O Monipê é decorrência de mais de cinco anos de pesquisas dos grupos de trabalho QoS e Medições, liderados pelo professor José Augusto Suruagy Monteiro, da Universidade Salvador (Unifacs). Neste período foram estudadas e desenvolvidas ferramentas de medições, visualização e análise de dados e implantada parte da infra-estrutura que agora será usada no serviço experimental. Em 2006, havia quatro pontos de medição instalados pelo grupo na rede Ipê. Em 2007, este número já havia dobrado, estando presente nas cinco regiões geográficas do país. No mesmo ano, o GT Medições começava a implantar uma infra-estrutura de monitoração fim-a-fim entre a UFRJ e o Ciemat, na Espanha, passando por vários pontos da Rede Clara, em apoio ao projeto Eela (e-Infra-Estrutura Compartilhada entre Europa e América Latina).

Este ano, serão implantados mais seis pontos de medição na rede acadêmica nacional. Farão parte do serviço experimental Monipê as seguintes unidades da federação: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Distrito Federal, Mato Grosso, Bahia, Pernambuco, Ceará, Pará, Amazonas e Roraima. A RNP está adquirindo os equipamentos que serão instalados (três em cada ponto de presença). A previsão de instalação é de dois meses a partir do recebimento das máquinas. Espera-se que o serviço entre em operação a partir de julho ou agosto deste ano.

Medidas inter-redes

Uma das preocupações do grupo de implantação do Monipê é conseguir obter informações de monitoramento de outras redes. Isto é importante para prever problemas no tráfego entre sistemas autônomos. Por exemplo: para garantir a transmissão de um grande volume de dados com qualidade entre um ponto na RNP e outro na Internet2, é necessário saber o status de toda a rota; como estão as taxas de atraso, as medidas de perda e a capacidade de banda disponível, entre outras informações. Em busca da interoperabilidade, a RNP firmou parceria com a Internet2, a Géant2 e a ESNet no projeto PerfSonar, e busca trabalhar com protocolos e requisitos compatíveis.

Na reunião do dia 25, foram apresentadas as ferramentas e políticas de medições ativas e passivas e as ferramentas de visualização elaboradas pela equipe que trabalha no Monipê – formada por pesquisadores da Unifacs e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Estas ferramentas estão sendo implantadas para atender a usuários com diferentes perfis: geral (visualiza os resultados obtidos com os testes regulares e tem acesso a ferramentas de aconselhamento e testes na rede de acesso, com o objetivo de certificar-se da possibilidade de execução de suas aplicações), avançado (demanda a realização de testes personalizados com o objetivo de identificar possíveis problemas ou de efetuar experimentos na rede) e de gerência (operadores da rede Ipê, que precisam acompanhar e refinar métricas diuturnamente para garantir o perfeito funcionamento do backbone e o alcance de indicadores pactuados previamente).

Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas no portal criado pelo grupo: http://wiki.nuperc.unifacs.br/portalmonipe/

[RNP, 30.05.2008]

Consulta em noticias

 


Veja também:

Monipê

Página do serviço de monitoramento da rede Ipê