RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

RNP é finalista do 11º Prêmio Conip de Excelência em Inovação na Gestão Pública

Projeto Redecomep disputou com mais 86 iniciativas de sucesso


A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) é finalista da 11ª edição do Prêmio Conip de Excelência em Inovação na Gestão Pública. O Conip (Instituto Conhecimento, Inovação e Práticas de TI na Gestão Pública) premia os melhores projetos que utilizam a Tecnologia da Informação para o desenvolvimento dos serviços públicos. A RNP concorre ao prêmio com o projeto Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa (Redecomep), na categoria Saúde e Educação.

O prêmio Conip recebeu 129 inscrições - 42 projetos e 87 iniciativas de sucesso. Das iniciativas, 19 trabalhos, dentre os quais o da Redecomep, foram selecionados e serão defendidos, no dia 2 de junho, perante uma banca examinadora formada por autoridades no assunto das áreas governamental e acadêmica. Os destaques do ano serão divulgados no dia 5 de junho.

Além disso, todos os 35 trabalhos finalistas serão incluídos no Observe-gov, espécie de biblioteca virtual de tecnologia de informação e comunicação (TIC) na gestão pública, administrada pela Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap), a Fundação Instituto de Administração (FIA) e o Conip.

Para mais informações sobre o Prêmio Conip, acesse http://www.conip.com.br/.

Sobre a Redecomep

O projeto Redecomep é uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), financiado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e coordenado pela RNP. Tem como objetivo implantar redes de alta velocidade nas regiões metropolitanas do País, baseadas no uso de infra-estrutura óptica própria, para interligar instituições de pesquisa e ensino superior. Seis redes metropolitanas já estão em operação no Brasil: Belém, Manaus, Vitória, Florianópolis, Distrito Federal e Natal.

O modelo de gestão visa à auto-sustentação da operação e manutenção das redes por meio da formação de parcerias com empresas que possuem infra-estrutura física, bem como com governos nos âmbitos municipal, estadual e federal.

Atualmente, a iniciativa Redecomep caminha também para uma fase de expansão e de capilarização do backbone da RNP para o interior do País. O objetivo é conectar, até 2010, dez outras regiões metropolitanas no interior de vários estados, onde estão situadas Universidades Federais e Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets).

[RNP, 20.05.2008]

Consulta em noticias

 


Notícias relacionadas:

Rede metropolitana de Natal é inaugurada

Governo do Rio Grande do Norte tem interesse em interiorizar Giganatal

[RNP, 29.04.2008]

Redecomep do Distrito Federal será inaugurada na terça-feira (18)

Até o fim de 2008, serão 27 redes metropolitanas operando em todo o país

[RNP, 14.12.2007]


Outras referências:

Redecomep

Site da iniciativa de Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa