RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Ponto de Presença da RNP no Piauí realiza I Workshop de Informática

Programação incluiu mini-cursos e exposição de trabalhos técnicos


Nos dias 17 e 18 de abril, instituições usuárias da rede Ipê participaram do I Workshop de Informática do ponto de presença da RNP no Piauí (PoP-PI), localizado na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi). Organizado pelos coordenadores do PoP, o evento teve o objetivo de capacitar e atualizar os participantes em temas na área de redes de computadores.

O diretor-presidente da Fapepi, Acácio Veras, a gerente de Relacionamento com Clientes da RNP, Beatriz Zoss, e o coordenador técnico do PoP-PI, Nathan Franklin, fizeram apresentações sobre o foco de seu trabalho e de suas instituições. Franklin ainda falou sobre a Rede Poti, a rede metropolitana do Piauí que será integrada ao backbone da RNP em 2008.

Os mais de 50 presentes assistiram aos mini-cursos em segurança e em gerenciamento de redes. No primeiro, falou-se sobre firewall (dispositivo de segurança que protege redes de computadores de acessos nocivos ou não-autorizados) e WEP (protocolo de segurança para o processo de autenticação, proteção e confiabilidade na comunicação entre dispositivos wireless), entre outros. Já no segundo, aspectos como a instalação do protocolo de gerenciamento simples de rede (SNMP) foram abordados.

No evento, instituições usuárias da RNP apresentaram trabalhos técnicos de uso da rede. As características de simulação de uma rede sem fio Wimax, biblioteconomia e o mundo informacional e a ferramenta de monitoramento Zabbix foram alguns dos temas enfocados.

Profissionais da Universidade Federal do Piauí (UFPI), da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), da Embrapa e do Cefet-PI, entre outras instituições, participaram do workshop.

[RNP, 13.05.2008]

Consulta em noticias