RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

9º Workshop RNP aborda o futuro das redes avançadas brasileiras

Especialistas falarão das perspectivas para as redes acadêmicas


O 9º Workshop RNP (WRNP) estará focado nas tendências das redes avançadas no Brasil, em especial, nos próximos cinco anos. Organizado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), o evento será realizado nos dias 26 e 27 de maio, no Hotel Rio Othon Palace, em Copacabana, no Rio de Janeiro.

Entre os participantes estarão especialistas internacionais premiados, pioneiros das tecnologias de informação e comunicação e grupos de trabalho nacionais que têm desenvolvido projetos inovadores.

O diretor de redes avançadas da rede de ensino e pesquisa do Canadá (Canarie), Bill St Arnaud, o diretor de P&D da rede norte-americana Internet2, Rick Summerhill, e Guy Roberts, da equipe de engenharia e planejamento de redes da Dante, responsável pela rede pan-européia Géant2, vão apresentar suas visões sobre o futuro das redes acadêmicas. O primeiro recebeu, em 2005, o prêmio World Technology Summit Award for Communications, conferido às pessoas e instituições mais inovadoras em ciência e tecnologia.

O 9º WRNP discutirá o desafio de se redesenhar a infra-estrutura e a tecnologia da rede da RNP para atender as novas demandas de comunicação possibilitadas pelo amplo acesso a tecnologias ópticas e sem-fio. As novas tecnologias de rede serão enfocadas, já que o cenário é cada vez mais diversificado, envolvendo, por exemplo, transmissão de mídias de alta definição e massivas transferências de dados, realizadas em paralelo ao tradicional acesso à Internet.

Tópicos como e-ciência, comunidades virtuais em áreas como saúde, clima e cultura, e projetos que possibilitam transferência de tecnologia para setores produtivos do país serão abordados por profissionais da RNP e de instituições parceiras.

Também serão apresentados os resultados parciais do Programa de Grupos de Trabalho da RNP 2007-2008 (veja link na coluna à direita).

O 9º WRNP é parte integrante do programa da 26º edição do Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC), evento anual promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e pelo Laboratório Nacional de Redes de Computadores (LARC), que acontecerá entre 26 e 30 de maio.

As inscrições podem ser feitas no site do SBRC - http://www.sbrc2008.ufrj.br/.

[RNP, 24.04.2008]

Consulta em noticias

 


Veja também:

Grupos de Trabalho