RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Piloto entre RNP e MS completa um ano

Iniciativa com ações em três áreas do MS mostra primeiros resultados


O Piloto entre a RNP e o Ministério da Saúde (MS) está completando ano. A iniciativa, que ocorre como parte dos estudos para a inclusão do MS no programa interministerial MCT/MEC, e tem o objetivo de implantar serviços de Tecnologia da Informação (TIC) em algumas unidades do MS e integrar a rede do ministério à rede Ipê. O resultado esperado é o maior dinamismo e abrangência de serviços de TIC no atendimento público de saúde, assim como a melhoria de seus resultados.

A RNP participa do Piloto implantando serviços para prover infra-estrutura de hardware e software, treinando profissionais e fornecendo conexões de rede para desenvolvimento de aplicações de colaboração à distância em saúde. Essas atividades acontecem em três áreas específicas do MS: Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES)/ Departamento de Gestão da Educação na Saúde (DEGES); Qualisus; e Datasus. , Neste primeiro ano de existência o Piloto já celebra alguns resultados, que podem ser vistos a seguir.

Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde e Departamento de Gestão da Educação na Saúde

No âmbito da SGTES/DEGES, o Piloto prevê a implantação de 32 futuros embriões de núcleos de telessaúde, que irão fornecer conteúdo para o Programa Saúde da Família e para a capacitação de profissionais de saúde.

Já foram adquiridos os kits de equipamentos (servidores, desktops, roteadores, switches pontos de acesso para wi-fi e licenças de PVX para videoconferências), definidos em conjunto com a SGTES, para os 32 futuros embriões de núcleos de telessaúde. Esses equipamentos estão sendo entregues e serão configurados e despachados aos 32 pontos durante o mês de abril.

Além disso, foram selecionados os fornecedores para a instalação dos enlaces que irão integrar esses 32 pontos à rede Ipê. A comunicação aos fornecedores será feita após a homologação do resultado da licitação, a ser realizada pela Diretoria Executiva da RNP ainda no final de março.

Qualisus e Datasus

Em relação ao Qualisus, o objetivo do Piloto é prover conectividade de alto desempenho para videoconferências e implantar serviços de telefonia IP (VoIP) em unidades de gestão do Qualisus e nos núcleos estaduais do MS.

O rede do Datasus já se encontra conectada ao FIX da RNP. Além disso, foram adquiridos os kits de videoconferência (TV LCD, end-point e rack) para 15 núcleos regionais do Datasus e dois pontos da sede do MS sede. Os kits foram instalados e testados, passando a integrar as videoconferências entre o MS, a RNP e as demais instituições usuárias da rede Ipê.

Também foram adquiridos kits de videoconferência para secretarias de saúde estaduais (Minas Gerais, Santa Catarina, Amazonas, Pernambuco e Goiás) e municipais (Belo Horizonte,Recife e Florianópolis). Uma vez instalados, os kits, que serão encaminhados às secretarias até o final de março, deverão compor a rede de videoconferência do MS.

No tocante aos serviços de telefonia IP, o ante-projeto para a integração do VoIP do MS ao serviço fone@RNP já foi realizado. Em abril ele será apresentado ao MS para aprovação. Além disso, a Escola Superior de Redes (ESR) da RNP iniciou a elaboração de um curso específico para a solução de VoIP que será implantada no MS.

Ainda na área de qualificação, foi iniciado o planejamento para a capacitação de profissionais em temas relativos à administração e segurança de redes. Também foram implantados serviços de videoconferência entre a área de capacitação do Datasus e a ESR.

Por fim, durante Workshop Interno entre o a RNP e o Datasus, foram discutidas, entre outras, questões relativas à implementação do Autonomous System (AS) no ministério. O documento técnico sobre melhores práticas para a instalação do AS já foi criado e a RNP prestará assessoria ao MS para sua implantação.

Vale lembrar que experiência e informações adquiridas ao longo deste Piloto servirão de base para o plano diretor, onde estarão estabelecidas as metas para a plena integração das redes e serviços que serão oferecidos pela RNP ao MS. A elaboração do plano diretor já foi iniciada.

[RNP, 28.03.2008]

Consulta em noticias