RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

RNP contribui para renovação tecnológica nacional

Coppe-UFRJ e Unicamp têm seus parques computacionais ampliados


A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) tem contribuído para a renovação do Sistema Nacional de Processamento de Alto Desempenho (Sinapad), financiado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e pela Finep. Com repasse de verbas pela RNP, dois dos oito Centros Nacionais de Processamento de Alto Desempenho (Cenapad) – o da Coppe (UFRJ) e o da Unicamp - inauguraram, em março, a ampliação de seus parques computacionais. Através de sua rede, a RNP interconecta os Cenapads e disponibiliza recursos computacionais e de armazenamento às comunidades acadêmica e científica brasileiras.

A nova fase do Cenapad localizado na Unicamp teve início em 14 de março, em cerimônia com a participação do diretor de Administração e Planejamento da RNP, Wilson Coury. Com isso, as instituições brasileiras de ensino e pesquisa entram em um novo patamar de processamento de alto desempenho, já que permitirá a continuação e o desenvolvimento de pesquisas de ponta em química, engenharia e genética, entre outras áreas. A máquina adquirida conta com 176 núcleos de processadores, 496 GB de memória RAM e uma capacidade total de processamento em torno de 1,12 teraflops (trilhões de operações por segundo) e 24 TB de disco externo.

Já o Cenapad localizado na Coppe-UFRJ, inaugurado em 6 de março, conta com uma nova arquitetura de cluster (conjunto de computadores que trabalham como se fossem uma única máquina de grande porte), com 152 núcleos de processadores e 304 GB de memória distribuída. Uma das máquinas existentes no Centro teve sua capacidade dobrada para 64 núcleos com 128 GB de memória compartilhada. Esses equipamentos serão interligados a um servidor de armazenamento com capacidade de 32 TB através de uma rede local de alta velocidade.

O Cenapad-Coppe disponibiliza recursos computacionais  para projetos de pesquisa em vários campos do conhecimento, como meio ambiente, petróleo e saúde.

Sobre o Sinapad

O Sinapad é composto por mais seis instituições, além da Coppe e da Unicamp: LNCC (coordenação), UFRGS, UFC, UFPE, UFMG e Inpe-CPTEC. A renovação do Sistema Nacional de Processamento de Alto Desempenho custou cerca de R$ 7 milhões. Até março de 2009, o Sinapad receberá 2.500 processadores, que estarão distribuídos em cinco superservidores. Os equipamentos serão instalados nos oito Cenapads e se somarão aos cinco computadores existentes, comprados em 2003.


Mais informações sobre:

[RNP, 18.03.2008]

Consulta em noticias

 


Outras referências:

Sistema Nacional de Processamento de Alto Desempenho

Site do Sinapad

[LNCC]