RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

RNP promove cursos de tecnologia de redes de computadores

Aulas serão oferecidas no Rio, em Brasília, em João Pessoa e em Porto Alegre


A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), por meio da Escola Superior de Redes (ESR), abre, neste ano, turmas nas áreas de segurança de redes, administração de sistemas, administração e projeto de redes e de mídias de suporte à colaboração digital, no Rio de Janeiro, em Brasília, em João Pessoa e na nova unidade da ESR, que será inaugurada no próximo dia 18, em Porto Alegre. Os cursos são destinados a profissionais de órgãos públicos, empresas privadas e público em geral.

Dos seis cursos oferecidos na área de segurança de redes, três foram reformulados pelo Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (CAIS), da RNP, responsável pela prevenção e tratamento dos incidentes que ocorrem na rede acadêmica brasileira. Estes cursos acontecem em boa hora: segundo o Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (Cert.br), o número de incidentes de segurança no país cresceu mais de 50 vezes entre 1999 e 2007.

O curso Introdução à segurança de redes será aberto em todas as unidades da ESR, assim como o de Segurança em redes sem fio. Neste curso, o aluno aprenderá a projetar e implantar redes sem fio seguras e a avaliar a segurança de uma rede já implementada. O curso Segurança de redes e sistemas, que também estará disponível em todas as unidades da ESR, mostrará aos alunos os ataques mais conhecidos e os principais mecanismos e ferramentas de segurança usadas e recomendadas em redes tradicionais e wireless (sem fio).

Na área de mídias de suporte à colaboração digital, os alunos do curso Administração de videoconferência aprenderão a administrar salas, a montar um ambiente específico, a operar o serviço, dar suporte aos participantes e a resolver problemas mais comuns. Com isso, ajudarão suas empresas a economizarem em tempo e verbas com viagens e ligações de longa distância. No curso Introdução à Voz sobre IP, serão ensinados os benefícios e os conceitos da tecnologia VoIP, montagem de uma rede VoIP de pequeno porte com uso do protocolo SIP e configuração de uma rede de ramais VoIP, entre outros.

Entre os cursos na área de Administração e projeto de redes estão os de Tecnologias de redes sem fio, Arquitetura e protocolos de rede TCP-IP e Roteamento avançado.

Mais informações sobre os cursos podem ser obtidas pelos telefones (21) 2275-5578 (Rio de Janeiro)/ (61) 3243-4340 (Brasília)/ (83) 3216-7932 (João Pessoa)/ (51) 3308-5181 (Porto Alegre) ou no endereço http://www.esr.rnp.br/cursos/agenda/.

A ESR

Há mais de dez anos gerenciando a Internet acadêmica no Brasil, a RNP criou a Escola Superior de Redes com o objetivo de disseminar o conhecimento em tecnologias da informação e comunicação. A formação é prática. Atividades em laboratório de informática são criadas para refletir as situações, problemas e desafios encontrados no dia-a-dia do profissional de redes.

A primeira unidade da ESR foi criada em Brasília, em outubro de 2005. Em março de 2006, as unidades do Rio de Janeiro e de João Pessoa foram inauguradas. Em março de 2008, a ESR de Porto Alegre será aberta na Universidade Federal do Rio Grande dos Sul (UFRGS). Há previsão de abertura de outras unidades no Brasil.

[RNP, 04.03.2008]

Consulta em noticias

 


Notícias relacionadas:

ESR/RNP promove palestra sobre governo eletrônico

Foram discutidas as práticas atuais e o seu potencial

[RNP, 10.07.2007]


Outras referências:

Escola Superior de Redes RNP

Website da ESR