RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Alunos observam fenômenos astronômicos sem sair da sala de aula

Conexão do Inpe à rede Ipê é ampliada para 155 Mbps


De abril a novembro, estudantes brasileiros poderão observar o espaço pela Internet, sem sair de suas escolas. Isto será possível graças à conexão de alta velocidade (155 Mbps) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) à rede Ipê, Internet acadêmica mantida pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

A experiência possibilitará aos alunos darem um passeio pelo céu como se estivessem diante do telescópio localizado no miniobservatório do Inpe, em São José dos Campos.  Um sistema computacional possibilita o direcionamento do telescópio e a aquisição de imagens digitais dos astros, entre outras tarefas, com a orientação de um pesquisador da Divisão de Astrofísica do Inpe.

Estudantes e professores serão incentivados a executar projetos observacionais simples, como capturar imagens de planetas e aglomerados de estrelas ou acompanhar o movimento aparente de um asteróide. Após cada sessão remota, as imagens celestes poderão ser manipuladas em sala de aula, para a fixação de conceitos em Matemática, Física e Astronomia.

As inscrições para os colégios já estão abertas. É necessário preencher um formulário que se encontra na página da Divisão de Astrofísica: http://www.das.inpe.br/miniobservatorio/obsremotas/.

[RNP, 03.03.2008]

Consulta em noticias