RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

RNP participa do X Fórum Brasileiro de Televisão Universitária

Representantes da organização integraram painel sobre a Rede de Intercâmbio de Televisão Universitária


Entre os dias 7 e 9 de novembro, foi realizado o X Fórum Brasileiro de Televisão Universitária. O objetivo do evento, promovido pela Associação Brasileira de Televisão Universitária (ABTU), foi discutir os rumos da TV universitária brasileira no contexto da TV digital, cujas operações devem ser iniciadas em São Paulo no dia 2 de dezembro.

Sediado na capital paulista, o fórum contou com a presença de representantes da RNP, que participaram de um painel sobre a Rede de Intercâmbio de Televisão Universitária (Ritu). A Ritu é resultado de uma parceria entre a RNP e a ABTU e tem o objetivo de integrar as televisões universitárias, criando uma rede nacional de compartilhamento de programação. No painel, além da apresentação dos resultados do projeto-piloto da rede, ocorreram demonstrações de seu funcionamento.

A Ritu utiliza a infra-estrutura da rede Ipê da RNP e a plataforma de distribuição de vídeo (ao vivo e on demand) desenvolvida por um grupo de trabalho (GT) da RNP, o TV Digital. Guido Lemos, que é coordenador deste GT e do Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital da Universidade Federal da Paraíba (Lavid/UFPB), esteve presente no painel sobre a Ritu. Também participaram desta atividade: a gerente do projeto Ritu na RNP, Iara Machado; o supervisor regional das Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa (Redecomep), Daniel Caetano; o coordenador técnico do projeto, Tiago Salmito, do LAVID/UFPB, e o coordenador da Ritu na ABTU, Adriano Adoryan.

Além deste painel, a programação do fórum contou com mesas redondas onde foram discutidas as alternativas para a TV digital. Durante o evento, que contou com a presença de representantes de instituições do Brasil e do exterior, também foi lançado o livro “CNU – A universidade que você assiste há 10 anos”, uma edição comemorativa pelo 10º aniversário do Canal Universitário de São Paulo.

A programação completa do X Fórum Brasileiro de Televisão Universitária está disponível em: http://www.abtu.org.br/hotsites/forum_sp/

[RNP, 26.11.2007]

Consulta em noticias

 


Veja também:

GT TV Digital 2

Sobre o grupo de trabalho de vídeo digital