RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Rede Metropolitana de Florianópolis será inaugurada amanhã

Remep é a quarta rede metropolitana a entrar em operação no país


No dia 25 de outubro, mais uma rede do projeto Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa (Redecomep) será inaugurada. Depois da Metrobel (rede de Belém), Metrovix (Vitória) e Metromao (Manaus), chegou a vez da Rede Metropolitana de Florianópolis (Remep). A rede utiliza fibra óptica própria e é composta por 20 instituições - unidades de ensino e pesquisa e pontos da prefeitura e do governo de Santa Catarina, que estão investindo recursos próprios para participar da Remep.

O evento de inauguração acontece, às 17 horas, no auditório da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e será transmitido ao vivo pelo canal aberto da TV Cultura de Santa Cantarina, que também integra a rede. Para quem estiver em outros estados do Brasil, será possível acompanhar a transmissão do evento, pela internet, através do link mms://150.162.3.12/remep.

A rede de Florianópolis foi implantada pela RNP com R$ 930 mil de investimentos da Finep e auxílio de parcerias com o governo do estado de Santa Catarina, através da Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina (Fapesc), e com o Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (Ciasc). A implantação da Remep teve ainda apoio das Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc). Dos 74 km de extensão de rede, 30km foram construídos pela Redecomep e 44km complementados pelo governo do estado. A rede conta também com uma conexão sem fio, baseada em tecnologia Wimax, que interliga alguns pontos da UFSC.

A rede vai facilitar e ampliar a divulgação de estudos científicos e a integração entre universidades e unidades de pesquisa, promovendo a troca de informações que exijam grande capacidade de banda. Instituições que participam da rede terão acesso mútuo à produção científica, podendo inclusive compartilhar projetos de educação a distância e interagir por meio de videoconferência.

A Remep vai permitir a transferência de grande volume de dados relacionados à meteorologia que, em Santa Catarina, são processados pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri). A rede tornará possível também o projeto de transmissão de programas da TV da UFSC, direto do campus da universidade, para a TV Cultura. Na área de saúde, a Remep beneficiará o projeto Cyclops no Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago da UFSC.

O Cyclops é uma colaboração binacional entre Alemanha e Brasil que, desde 1997, vem desenvolvendo projetos de suporte ao diagnóstico médico radiológico, através de pesquisas em áreas como banco de dados de imagens médicas, telemedicina e workflow médico-hospitalar. O hospital da UFSC faz parte da Rede Universitária de Telemedicina (Rute), outra frente de atuação da RNP.

[RNP, 24.10.2007]

Consulta em noticias

 


Notícias relacionadas:

Inaugurada a Rede Metropolitana de Manaus

Metromao possibilitará o uso de aplicações que exijam grande capacidade de banda

[RNP, 02.10.2007]

Metromao será inagurada no dia 19 de setembro

Rede metropolitana de Manaus vai conectar 15 instituições acadêmicas

[RNP, 17.09.2007]

Inaugurada rede óptica metropolitana de Vitória

Metrovix faz parte da iniciativa Redecomep

[RNP, 03.09.2007]

Inaugurada primeira rede óptica metropolitana para a comunidade acadêmica

Metrobel é modelo para outras iniciativas regionais

[RNP, 29.05.2007]


Outras referências:

Redecomep

Site da iniciativa de Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa