RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

RNP participará de projeto de rede Wi-Max em Pernambuco

Termo de Cooperação com o Ministério das Comunicações foi assinado hoje


A RNP assinou hoje, em Brasília, um Termo de Cooperação com o Ministério das Comunicações (MC) para participar do projeto de implantação de redes sem-fio Wi-Max nas cidades de Garanhuns e Caetés (PE). O projeto, chamado de Garanhuns Digital, é uma iniciativa do Ministério dentro de seu programa-piloto Cidades Digitais. Cerca de 20 cidades fazem parte do programa, entre elas Ouro Preto (MG), Piraí (RJ), Aparecida (SP), Parintins (AM), Tauá (CE), Corumbá (GO) e Barreirinhas (MA).

O objetivo do Cidades Digitais é implantar a conexão banda larga sem fio nas áreas urbanas dos municípios escolhidos, viabilizando o acesso à Internet para unidades públicas (escolas, postos de saúde, órgãos de segurança) e para a população em geral, através de telecentros. A tecnologia Wi-Max, usada no Garanhuns Digital, faz a transmissão de dados através de rádio, possibilitando conexões de internet banda larga em locais que não possuem infra-estrutura para isso.

Entre os presentes na assinatura do termo estavam o ministro das Comunicações, Hélio Costa, o diretor-geral da RNP, Nelson Simões, e os prefeitos de Garanhuns e Caetés, Luiz Carlos de Oliveira e José Luiz Sampaio. Também compareceram representantes de empresas e entidades parceiras e financiadoras do projeto, como Motorola, Dell, VAT-IPTV, Embratel, Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Federal Rural de Pernambuco e Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife.

[RNP, 10.10.2007]

Consulta em noticias

 


Notícias relacionadas:

Wi-Max no 12º SCI

Tecnologia foi tema de uma das palestras do evento

[RNP, 08.11.2006]