RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

No México, diretor da RNP fala sobre experiências brasileiras inovadoras

Instituição tem contribuído para a democratização da Internet


O diretor de Inovação da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), Michael Stanton, foi convidado a falar no VIII Workshop Eela (E-Infrastructure shared between Europe and Latin America) sobre iniciativas que têm democratizado a Internet no Brasil. O evento acontecerá na Universidade Nacional Autônoma do México (Unam), em 22 de outubro.

Michael vai falar, entre outros, sobre as Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa (Redecomep), que têm propiciado o acesso do usuário final, no campus universitário, à rede de computadores. “Essa é realmente uma das principais iniciativas da RNP, é a solução para o problema de acesso democrático a redes de grande capacidade”, afirma.

O Eela conta com recursos da ordem de 1,7 milhão de euros, oriundos da Comissão da União Européia (UE), por meio do programa Information Society Technologies (IST). O projeto é coordenado pelo Ciemat (Centro de Investigações Energética, Meio-ambientais e Tecnológicas), da Espanha, e tem a RNP entre seus participantes do Brasil. Atualmente a proposta de segunda fase do Eela (Eela-2) está sendo analisada pela UE.

Dois dias depois, Michael participará do Workshop Internacional sobre Inclusão Digital em e-Ciência, que será realizado na Universidad Iberoamericana, na Cidade do México, de 24 a 27 de outubro. O convite foi feito em função do apoio dado pela RNP aos físicos de altas energias.

[RNP, 02.10.2007]

Consulta em noticias

 


Notícias relacionadas:

RNP apóia grupo de físicos vencedor de desafio no Supercomputing 2006

Uerj e Unesp participam de grupo de destaque em competição internacional

[RNP, 17.11.2006]