RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Ambientes virtuais colaborativos são enfocados em workshop do Projeto Giga

Especialistas estrangeiros trazem a experiência de seus países


Cerca de 50 pessoas participaram do segundo dia do Workshop de Pesquisa e Desenvolvimento do Projeto Giga/RNP, que acontece entre 3 e 6 de setembro, no Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), em Petrópolis, no Rio de Janeiro. As apresentações de hoje mostraram, principalmente, resultados de subprojetos que desenvolveram e demonstraram distribuição de vídeos em larga escala e ambientes virtuais colaborativos.

Especialistas e pioneiros em áreas de computação da Holanda, Espanha e Estados Unidos fizeram palestras sobre a implantação e perspectivas no uso das redes avançadas de pesquisa de seus países.

Artur Serra, da Universidade Politécnica da Catalunha (Espanha), falou sobre "a internet de vídeo e pessoas". Ele mostrou à platéia a importância de se pensar no uso da internet no futuro. "Daqui a 50 anos, a população mundial será de nove bilhões de pessoas. Este será, potencialmente, o público com acesso à Internet." Ele apresentou a Fundação i2Cat, criada em 2003, na Catalunha, e que faz pesquisas abertas sobre o uso da Internet de alto desempenho para transmissão de vídeo e de multimídia, através de conteúdo cultural. Como exemplos de experiências colaborativas, Serra citou a primeira transmissão de ópera em alta definição em Barcelona, em 2001. A famosa La Traviata pôde ser assistida em vários países. A Fundação também tem dialogado com a indústria do cinema, para que esta use a internet avançada para transmissão e distribuição de filmes.

Já o pesquisador Edmundo de Souza e Silva, da UFRJ, falou sobre "distribuição de vídeo em larga escala, com aplicações em educação a distância". Ele mostrou que os resultados até agora foram cumpridos e que o protótipo do servidor RIO poderá ser usado, no futuro, por um número cada vez maior de alunos dos cursos do consórcio de universidades públicas do estado do Rio (CEDERJ), Fiocruz e outras instituições acadêmicas.

Aplicações nas áreas médica e de petróleo e gás natural, em ambientes virtuais colaborativos na rede experimental Giga, foram apresentadas por Jauvane Oliveira, do LNCC. Num primeiro momento, esses ambientes têm sido implementados através de protótipos. Os testes em dois deles vão começar, em breve. Instituições como a Uerj, a Universidade de Ottawa (Canadá) e o Instituto de Matemática e Estatística/USP fazem parte do subprojeto.

A aplicação servirá para treinamento tanto de profissionais que trabalham em plataformas petrolíferas, através de testes para ambientação prévia em caso de emergências em campo, quanto de residentes, que estudarão anatomia e simularão, sob supervisão, cirurgias cardíacas.

O evento está sendo transmitido na íntegra pela Internet, via rede da RNP e via rede do Projeto Giga. Para assistir, acesse:
http://www.rnp.br/servicos/transmissoes/2007/video_20070903.html

[RNP, 05.09.2007]

Consulta em noticias

 


Veja também:

Workshop de P&D do Projeto Giga/RNP

Página com mais informações sobre o workshop


Notícias relacionadas:

Petrópolis assistiu ao primeiro dia do Workshop de P&D do Giga

Evento está sendo transmitido pela Internet

[RNP, 04.09.2007]