RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Workshop discute resultados do Projeto Giga

Medicina, educação e prospecção de petróleo são beneficiadas pela rede experimental


Em breve, médicos de hospitais de referência vão trocar informações radiológicas, cardiológicas e patológicas com médicos e pacientes em locais remotos, a custos bem mais baixos que os atuais. Isso porque um subprojeto do Projeto Giga, coordenado por equipe do Instituto do Coração (InCor), da USP, desenvolveu um software, em plataforma aberta, para armazenar e transmitir informações multimídia e processar imagens 3D. O Workshop de Pesquisa e Desenvolvimento do Projeto Giga/RNP apresentará os resultados desse e de outros 26 subprojetos coordenados pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), de 3 a 6 de setembro, em Petrópolis, no Rio de Janeiro.

O projeto Giga é uma¬ rede óptica experimental voltada para o desenvolvimento de tecnologias de rede óptica, aplicações e serviços de telecomunicação. Além de mostrar resultados dos subprojetos do Giga, os participantes do evento discutirão propostas para continuidade do projeto, coordenado pela RNP e pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD). A rede experimental do Giga foi implementada em 2004, possui 750 km de extensão e usa tecnologia DWDM para interconectar 17 universidades e centros de pesquisa do eixo Rio-São Paulo, com capacidade de acesso de 1 Gbps.

Na época da implementação, essa rede foi pioneira em tecnologia de transmissão de alto desempenho no Brasil. O foco da discussão será a busca de alternativas para a renovação tecnológica dessa infra-estrutura com o objetivo de dar suporte a uma nova geração de projetos de desenvolvimento. Seis especialistas estrangeiros apresentarão a realidade e perspectivas da infra-estrutura das redes experimentais em seus países, além de aplicações de redes avançadas.

O evento vai mostrar que várias áreas foram beneficiadas pelos subprojetos do Giga, além da telemedicina. A RNP coordenou a aplicação de cerca de R$ 10 milhões para fomentar atividades em P&D nas áreas de protocolos e serviços de rede, e serviços e aplicações científicas. Os recursos foram utilizados no financiamento de subprojetos de 27 consórcios de pesquisadores de 45 universidades e centros de pesquisa em 15 estados brasileiros.

O resultado prevê transferência de tecnologia para frentes como teleducação, estudos de prospecção de petróleo e meteorologia. Um exemplo é o desenvolvimento de uma infra-estrutura de software para manipular e visualizar imagens de modelos 3D em tempo real, por profissionais do Departamento de Informática da PUC-Rio, que está em fase de integração com um projeto de controle de qualidade de dados sísmicos da área de exploração e produção da Petrobrás. Já no subprojeto de distribuição de vídeo em larga escala para educação a distância, foi mostrado que o protótipo do servidor RIO poderá ser usado, no futuro, por um número cada vez maior de alunos de cursos do consórcio de universidades públicas do estado do Rio (CEDERJ), Fiocruz e outras instituições acadêmicas.

O subprojeto coordenado pelo InCor já está em produção no próprio Instituto da USP, onde médicos podem consultar, simultaneamente, informações sobre pacientes. Até hoje, foram feitos 850 downloads da ferramenta.

Financiamento e parcerias

O Projeto Giga compreende a implantação de uma rede óptica experimental com tecnologia DWDM, alta capacidade de tráfego, flexibilidade e qualidade de transmissão em tempo real para dar suporte a subprojetos de pesquisa e desenvolvimento. Através de um convênio com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), o Giga recebeu um investimento de R$ 54,8 milhões para sua primeira fase. A verba é proveniente do Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funttel), do Ministério das Comunicações. Também foram desenvolvidas parcerias com quatro operadoras de telecomunicações (Embratel, Intelig, Oi e Telefônica), que cederam o uso de fibras ópticas para a implantação da rede experimental, além de parcerias tecnológicas com universidades e institutos de pesquisa.

Subprojetos de P&D

O uso da rede tem se dado através de subprojetos em quatro áreas temáticas: redes ópticas, serviços experimentais de telecomunicações, protocolos e serviços de rede, e serviços e aplicações científicas. As duas primeiras áreas estão sob a responsabilidade do CPqD e as duas últimas, da RNP. Veja o resumo dos subprojetos e a programação do workshop em:
http://indico.na-df.rnp.br/indico/conferenceDisplay.py?confId=33 (clicar em timetable)

Data: 3 a 6 de setembro
Local: Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), na Av. Getulio Vargas, 333- Quitandinha, Petrópolis (RJ)

[RNP, 31.08.2007]

Consulta em noticias