RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

RNP promove novo aumento de banda com a Internet comercial

Nove pontos de presença também terão enlaces ampliados


A RNP ampliou sua capacidade de comunicação com a Internet novamente. No início de agosto, o enlace commodity do ponto de presença do Rio de Janeiro (PoP-RJ) passou de 400 Mbps para 650 Mbps.

A última atualização ocorrera há dois meses, quando o PoP-RJ teve o seu enlace com a Internet comercial atualizado de 155 Mbps para 400 Mbps. Um aumento anterior, ocorrido em março, elevou para 1 Gbps a capacidade do circuito de mesma natureza existente no PoP-SP. Portanto, hoje a capacidade de tráfego com a Internet comercial é de 1,6 Gbps, sem contar a troca de tráfego feita com diversas redes no país.

Além dos enlaces com a Internet comercial, a RNP possui conexões para redes acadêmicas no país e no exterior. As principais delas, que possibilitam a colaboração de pesquisadores brasileiros com parceiros internacionais, somam 1,4 Gbps e são mantidas pela Rede Clara (Cooperação Latino-Americana de Redes Avançadas) e pelo projeto Whren-Lila (Western Hemisphere Research and Education Networks - Links interconecting Latin America).

Melhores conexões entre estados

Com a ampliação dos circuitos de Internet commodity, será possível ampliar o tráfego no backbone. Há expectativa de aumento de banda para nove PoPs da Rede Ipê, pelo menos. A maioria deles está nas regiões Nordeste e Centro-Oeste do país.

[RNP, 08.08.2007]

Consulta em noticias