RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

GT da RNP apresenta piloto de gerenciamento de vídeo digital

Plataforma desenvolvida pelo GT ainda não foi integrada ao portal de vídeo digital da RNP


O GT de Gerência de Vídeo 2 é um dos grupos de trabalho da RNP prestes a encerrar os projetos aprovados em 2006. O grupo desenvolveu um sistema piloto para gerenciamento da Rede de Vídeo Digital da RNP. Criado em 2002, o Programa Grupos de Trabalho da RNP viabiliza a criação de projetos colaborativos entre a RNP e grupos de pesquisa nacionais, que demonstrem a viabilidade de uso de novos protocolos, serviços e aplicações de redes de computadores. No período 2006-2007, além da proposta do GT Gerência de Vídeo, seis outros grupos tiveram projetos aprovados.

Contando com a equipe do Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores (Larc) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), o GT desenvolveu uma plataforma piloto para auxílio no gerenciamento e no monitoramento de distribuição de mídias. Esse sistema pode ser útil para otimizar recursos, centralizar ações de gerência e viabilizar a ampliação da Rede de Vídeo Digital em operação atualmente na RNP. Ela é composta por 7 refletores que estão distribuídos sobre a rede Ipê e são administrados a distância. Essa rede tem viabilizado, em pequena escala, a transmissão de eventos ao vivo e a participação da RNP na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, quando são disponibilizados vídeos acadêmicos via Internet.

O gerenciamento dos recursos da Rede de Vídeo Digital é realizado de forma ainda pouco integrada. A expansão da capacidade de armazenamento e a melhoria de funcionamento são necessidades que podem se beneficiar da implementação do piloto desenvolvido pelo GT.

É importante frisar que a plataforma desenvolvida é um projeto piloto e ainda não foi integrada ao portal de vídeo digital da RNP, ao contrário do que tem sido noticiado pela imprensa.

Os projetos de caráter experimental que os GTs desenvolvem podem ou não se tornar serviços para toda a comunidade de usuários da RNP.

[RNP, 03.08.2007]

Consulta em noticias

 


Veja também:

GT Gerência de Vídeo 2

Mais informações sobre o Grupo de Trabalho