RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Clara muda sua topologia de rede visando à auto-sustentação

Projeto Alice é prorrogado até março de 2008


A Rede Clara (Cooperação Latino-Americana de Redes Avançadas), infra-estrutura inaugurada em 2004 com o apoio do projeto Alice (América Latina Interconectada com Europa), está operando com nova topologia. Esta mudança integra a nova estratégia de gestão da Rede Clara com a prorrogação do Alice até 31 de março de 2008.

Assim, a topologia da Clara, que era estruturada em forma de anel, passa a operar ponto-a-ponto, eliminando-se algumas rotas redundantes. Estão mantidos os cinco nós principais, localizados em São Paulo (Brasil), Tijuana (México), Cidade do Panamá (Panamá), Santiago (Chile) e Buenos Aires (Argentina).

A Clara recebeu da iniciativa americana Lauren (Latin American Universities Research and Educational Network), que reúne doações de empresas sob a forma de enlace, três partes de sua nova configuração: os trechos Miami-Panamá, Panamá-Chile e Chile-Brasil, substituindo alguns dos anteriores, que eram contratados. Um sexto nó foi implantado em Miami (EUA) para receber novos links e novos acordos de conexão.

Conselho Diretor

Em 19 de abril, foi eleito o novo Conselho Diretor da Clara. Integram o Conselho, cujo mandato começou em 26 de maio, Joaquín Guerrero (da Raap, Peru), como presidente; Carlos Casasús (da Cudi, México), como vice-presidente; Ida Holz (da RAU2, Uruguai), como secretária; Luis Furlán (da Ragie, Guatemala), como tesoureiro; e Nelson Simões (RNP, Brasil), como diretor. O Conselho Diretor tem mandato de dois anos e o presidente, de um ano.

[RNP, 23.07.2007]

Consulta em noticias

 


Outras referências:

Cooperação Latino-Americana de Redes Avançadas

Site oficial da Rede Clara