RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Crescimento da pesquisa latino-americana foi estendido até 2008 através de um novo acordo com a União Européia

Rede Clara anuncia planos de expansão em busca da consolidação


Dante

04.05.2007


Cambridge, Reino Unido, 25 de Abril de 2007 – A cooperação entre cientistas e pesquisadores da América Latina e seus pares por todo o mundo vai continuar através de financiamento e expansão da Rede Clara. A parceria financeira da União Européia no projeto Alice foi prorrogada até 2008. Além disso, a Cooperação Latino-Americana de Redes Avançadas (Clara), uma organização regional sem fins lucrativos, vem assumindo maior responsabilidade na direção e administração da rede e, por isso, está aumentando sua equipe

Desde sua criação em 2004, a Rede Clara, que agora interliga 12 países e 750 universidades por todo o continente a uma velocidade de 622 Mbps, tornou-se fundamental para a pesquisa e a educação latino-americanas. Essa rede viabiliza a colaboração entre cientistas e pesquisadores da América Latina, possibilitando, através de links para as redes de pesquisa e educação européia (Géant2) e americana (Internet2), a cooperação regional e global.

Os atuais projetos colaborativos de alto padrão envolvem a pesquisa acadêmica e as áreas de educação e desenvolvimento. Projetos em Astronomia, como o Expres e o Auges Access, estão conectando observatórios no Chile e na Argentina com instituições parceiras na América Latina e na Europa; a iniciativa de computação em grade Eela está promovendo o compartilhamento de recursos de processamento de dados de alto desempenho entre Europa e América Latina para proporcionar soluções rápidas para a pesquisa; o projeto @lis-TechNet interliga parcerias no México, Chile e Costa Rica com Itália, Espanha e Reino Unido e está beneficiando alunos e professores das regiões com o objetivo de criar um ambiente virtual internacional de aprendizagem; na telemedicina, a iniciativa T@lemed está oferecendo serviços de telediagnóstico e teleatendimento para pacientes que se encontram em áreas isoladas do Brasil e da Colômbia.

A extensão deste financiamento vai proporcionar a expansão e a solidificação do projeto Clara. Clara foi originalmente criada como um resultado do projeto Alice, conduzido por Dante, organização que administra a rede de pesquisa européia, para estimular a colaboração acadêmica na América Latina. Agora, com maior responsabilidade pelos novos desenvolvimentos da rede e a ampliação de sua equipe de administração, o projeto Clara ganhará mais independência. Esse crescimento é a próxima etapa na construção de uma rede regional de ensino e pesquisa comunitária, sustentável, parte integrante dos projetos globais e locais.

“Nós damos as boas vindas ao crescente papel que Clara vai ter na administração e extensão dessa rede vital de pesquisa. Porém, há uma exigência real de suporte para esses sucessos: garantir que toda a região usufrua dos benefícios da pesquisa cooperativa. Uma extensão dos fundos para além de 2008 é necessária para assegurar que a Rede Clara continue crescendo e garanta a sustentabilidade das redes de pesquisa e educação na região”, disse Dai Davies, gerente-geral do projeto Dante.

A Comissão Européia apoiou a rede de pesquisa latino-americana desde o seu princípio. Além de fornecer 80% do financiamento, a União Européia tem dado suporte, orientação e avaliação através do seu programa @lis.

“O Alice criou uma base sólida para pesquisas e educação na América Latina e vem demonstrando os benefícios que a colaboração mais próxima fornece para o desenvolvimento global e regional, beneficiando toda a comunidade através de iniciativas como o monitoramento de variações climáticas, telemedicina e ensino a distância. Nós vemos esse trabalho como um modelo de referência para aqueles que estão começando a construir comunidades de pesquisas em outras regiões geográficas”, afirma Antonio Crespo, coordenador do programa @lis da Comissão Européia.

Com 12 países interligados, os parceiros do projeto visam a incrementar a pesquisa colaborativa com outros países andinos e da América Central, estendendo o alcance geográfico da Rede Clara no futuro. Além disso, para suprir a grande demanda, novos links e pontos de presença (PoPs) estão sendo planejados enquanto novas tecnologias, como a fibra apagada, estão sendo pesquisados a fim de oferecer serviços mais rápidos e flexíveis para o usuário.

“Desde a conexão com a Rede Clara, em abril de 2005, temos visto benefícios significativos em poder trabalhar junto com nossos colegas da região. Trabalhando juntos em áreas como a ciência de cultivo, temos conseguido contribuir com grandes iniciativas regionais. Isso possibilitou que pesquisadores na Universidade Agrária de La Molina e no Centro Internacional de La Papa (Centro Internacional da Batata) trocassem informações sem precisar viajar para fora do país. Esperamos que esses benefícios possam se estender para depois de 2008”, disse Joaquin Guerrero, ex-presidente da Raap, Peru.


Sobre Alice

O projeto Alice criou a Rede Clara, a primeira rede regional de pesquisa e educação da América Latina. Ela não só conecta pesquisadores regionais entre si, como também os conecta com seus parceiros na Europa, através de Géant2, a rede internacional de pesquisa e educação mais avançada do mundo, a fim expandir o processo de colaboração.

A Rede Clara foi criada em 2004 e vem estimulando o desenvolvimento de várias redes acadêmicas na América Latina. O projeto Alice tem quatro parceiros europeus e 19 latino-americanos, incluindo a organização Clara. O financiamento do projeto Alice foi estendido até março de 2008. Para mais informações, visite o site www.dante.net/alice.


Sobre Dante

Dante é uma organização sem fins lucrativos, cujo objetivo primordial é planejar, estruturar e administrar redes de pesquisas acadêmicas. Criada em 1993, Dante tem sido fundamental para o sucesso da pesquisa e da educação pan-européia. Dante criou e opera a Géant2, que fornece uma infra-estrutura de transmissão de dados essencial para o sucesso de várias pesquisas na Europa. Dante está envolvida em iniciativas por todo o mundo, a fim de conectar países de diferentes regiões entre si e com a Géant2. Atualmente, Dante administra projetos focados no Mediterrâneo, na América Latina e na região asiática do Pacífico, através dos projetos Eumedconnect, Alice e Tein2 (Rede de Informação Trans-eurásia). Para mais informações, visite o site www.dante.net.


Sobre Clara

A Cooperação Latino-Americana de Redes Avançadas (Clara) é uma organização sem fins lucrativos reconhecida em 2003 como uma Sociedade Civil Internacional, sob a lei Uruguaia, e tem como membros redes de pesquisas acadêmicas nacionais na América Latina e no Caribe – LA-NRENs. O principal objetivo de Clara é integrar uma rede regional de telecomunicações de alta tecnologia para interconectar as redes acadêmicas nacionais da região. Atualmente, Clara tem 17 membros: Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Chile, Equador, El Salvador, Guatemala, México, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. A Rede Clara, que foi criada através do projeto Alice, coordenado por Dante, é administrada pela Clara. Para mais informações, visite o site www.redclara.net.


Contatos editoriais:
Chris Measures/Clodagh Boyle
Rainier PR (em nome de Dante)
+44(0)20 74946570
dante@rainierpr.co.uk

Consulta em noticias

 


Veja também:

Clara

Mais sobre Clara no site da RNP