RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

UFPE inaugura rede de campus de alta velocidade

Iniciativa recebeu apoio técnico da RNP


A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) inaugurou, no dia 13 de abril, sua rede de campus de alta velocidade. A iniciativa pioneira recebeu apoio técnico da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), que, a partir do modelo de interação adotado com a UFPE, desenvolveu um projeto técnico inovador para redes avançadas integradas ao backbone da RNP.

O modelo de atualização de redes de campi abrange a organização da infra-estrutura de rede, a ampliação de sua capacidade de comunicação e o investimento em novos equipamentos. O projeto está sendo testado em mais seis universidades – UFRPE, UnB, Unirio, UFRRJ, UFRJ e UFF - no âmbito da iniciativa das Redes Comunitárias de Ensino e Pesquisa (Redecomep) da RNP, e, em breve, será ampliado. A Finep, Financiadora de Estudos e Projetos do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), aprovou, em dezembro de 2006, a expansão da iniciativa para todas as universidades federais brasileiras.

Estiveram presentes à cerimônia na UFPE o ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, o reitor da UFPE, Prof. Amaro Lins, o Diretor do Núcleo de Tecnologias da Informação (NTI), José Queiroz, e o coordenador do projeto na RNP, José Luiz Ribeiro Filho.

[RNP, 17.04.2007]

Consulta em noticias

 


Outras referências:

Redecomep

Site da iniciativa de Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa