RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Eela completa um ano de bons resultados

União Européia aprova primeira fase do projeto


Nos dias 27 e 28 de fevereiro, foi realizada, na Espanha, a reunião de avaliação do projeto Eela (E-infra-estrutura compartilhada entre Europa e América Latina). Segundo os avaliadores da União Européia, que financia o Eela, a maioria das metas para o primeiro ano do projeto foi cumprida. Em maio, os membros do Eela vão apresentar o projeto Eela 2, relativo ao período 2008/2009, para a Comissão Européia.

Representantes dos dez países envolvidos no projeto, entre eles técnicos da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) ouviram dos avaliadores que metas, como a implantação de centros de recursos de computação e armazenamento, foram superadas. O objetivo inicial era a instalação de 12 centros, mas já foram criados 16. Dois deles estão no Brasil - na UFRJ e na UFF.

A RNP e a Rede Iris (rede acadêmica espanhola) também foram bem-sucedidas no estabelecimento dos requisitos de rede de que as aplicações necessitam. E a autoridade certificadora da América Latina – uma espécie de passaporte para execução de aplicações na AL e Europa - foi instalada.  Por sua vez, o grupo de engenharia de rede da Cooperação Latino-Americana de Redes Avançadas (ClaraNeg), liderado por Eriko Porto, da RNP, concluiu o levantamento da situação atual da infra-estrutura de redes na AL.

O balanço do diretor de Inovação da RNP, Michael Stanton, é positivo. “A colaboração entre Europa e América Latina está funcionando bem. Os presentes na reunião destacaram o papel da Rede Clara para viabilizar a infra-estrutura de e-Ciência entre os dois continentes”, diz.

Agora o principal desafio é o uso da infra-estrutura instalada pelas novas aplicações do Eela, como educação a distância e estudos de clima.

O encontro na Espanha ainda apresentou resultados dos projetos EuMedGrid, entre países da Europa e mediterrâneos, e EuChina Grid, entre Europa e China.

[RNP, 14.03.2007]

Consulta em noticias