RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Cais amplia divulgação da Sans Top-20

Técnicos da RNP disponibilizam versão em português da lista


Em fevereiro, técnicos do Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (Cais) da RNP finalizaram a tradução da Sans Top-20 2006, lista-referência que divulga as 20 vulnerabilidades mais comuns em segurança na Internet. No dia 28, a versão em português foi publicada no site do System Administration, Networking and Security Institute (Sans).

A lista é uma tentativa de se apontar, resumidamente, as principais ameaças aos sistemas operacionais e aplicativos mais usados atualmente, com o objetivo de diminuir a quantidade de ataques.

Nessa edição, são apontadas vulnerabilidades no Internet Explorer, em sistemas operacionais, em aplicações web, na tecnologia VoIP e em tocadores mutimídia, entre outros. Também se indica como se proteger das ameaças que podem explorar certas vulnerabilidades.

Muitos dos principais especialistas em segurança do mundo participaram da confecção do documento, assim como agências governamentais conscientes sobre segurança do Reino Unido, Estados Unidos e Cingapura, conhecidos fornecedores de software de segurança, empresas de consultoria em segurança, universidades e organizações de usuários.

A iniciativa dos técnicos do Cais na tradução da lista tem a finalidade de aproximar usuários de computador e Internet do universo de segurança em redes. “O Sans Top-20 é um documento de referência internacional, não só para técnicos, mas também para usuários domésticos. É escrito numa linguagem bem amigável”, explica Liliana Velasquez, gerente do Cais.


Veja as 20 vulnerabilidades apontadas pelo Sans em:
http://www.sans.org/top20/2006/

Para ler o documento na versão em português:
http://www.sans.org/top20/2006/top20-v70-portuguese.pdf

[RNP, 02.03.2007]

Consulta em noticias

 


Referência:


Veja também:

Segurança em redes

Conheça o trabalho do Cais


Notícias relacionadas:

Equipe da RNP traduz Top 20 do instituto Sans

A primeira parceria foi feita em 2001

[RNP, 27.02.2002]