RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Cenpra conectado a 34 Mbps

A atualização do enlace aumenta em seis vezes sua capacidade de acesso à Internet


Na tarde de ontem (17/01), o Centro de Pesquisas Renato Archer (Cenpra), situado na cidade de Campinas (SP) e vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), teve a sua conexão ao backbone da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) atualizada para 34 Mbps. Essa atualização representa um aumento de quase seis vezes em relação à capacidade anterior do enlace que os atendia.

O Cenpra é uma usuária primária da rede Ipê, rede acadêmica brasileira administrada pela RNP. Cerca de 350 institutos de ensino e pesquisa conectam-se a esta infra-estrutura. Há três categorias de organizações usuárias: as primárias, vinculadas aos Ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia; as secundárias, organizações que mantém atividades permanentes de colaboração em educação ou pesquisa com usuárias primárias; e as temporárias, instituições que colaboram com usuárias primárias e/ou secundárias em projetos com prazo determinado.

Através da rede Ipê, a RNP provê serviço Internet com facilidades de trânsito nacional e internacional, em uma infra-estrutura com alta largura de banda e suporte a aplicações avançadas. Primeira rede óptica nacional da América Latina, a rede Ipê opera com capacidade ponto a ponto de até 10 Gbps, possibilitando o desenvolvimento da ciência e da tecnologia no Brasil e viabilizando a comunicação entre pesquisadores brasileiros e seus pares no resto do mundo.

O Cenpra tem a finalidade de desenvolver e implementar pesquisas científicas e tecnológicas no setor de informática. Ao longo de sua existência, contribuiu ativamente com o setor acadêmico e industrial, na medida em que promoveu a evolução das tecnologias da informação, mantendo-se na vanguarda de diversos segmentos tecnológicos-chave, abrangendo os setores de componentes, sistemas e software e suas aplicações, que impactam diversos setores da sociedade.

[RNP, 18.01.2007]

Consulta em noticias

 


Veja também:

Instituições conectadas

Organizações usuárias da rede Ipê


Outras referências:

Centro de Pesquisas Renato Archer

Site do Cenpra