RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Rede de Intercâmbio de Televisão Universitária é lançada na UnB

Projeto aponta para realização de um antigo sonho de integração


A Rede de Intercâmbio de Televisão Universitária (Ritu) foi lançada na quarta-feira (13/12), na Universidade de Brasília (UnB). O projeto-piloto de desenvolvimento de um sistema de digitalização, compartilhamento, armazenamento e distribuição de programas de televisão universitária pela rede Ipê foi apresentado com a presença do reitor da UnB Timothy Mulholland, do secretário de Educação a Distância do MEC Ronaldo Mota, do assessor do ministro da Cultura Mário Borgneth, do presidente da Associação Brasileira de Televisão Universitária (ABTU) Gabriel Priolli e do diretor da RNP Nelson Simões.

Priolli declarou que a parceria da ABTU com a RNP abre o caminho para a concretização de um sonho elaborado durante uma década pela televisão universitária brasileira. “A própria ABTU é fruto de esforço de integração para unir forças e superar obstáculos”, lembrou Priolli.

Atualmente, existem 120 TVs universitárias no país, sendo que apenas 50 são produtoras de conteúdo. Segundo Priolli, elas lidam com escassez de recursos para geração de programas com a qualidade adequada e na quantidade necessária para abastecer todos os canais. A Ritu visa permitir que as TVs compartilhem os programas e que seja elaborada uma grade nacional a ser usada por qualquer canal universitário, na íntegra ou com adaptações locais de programação. Priolli ressaltou, ainda, a sensibilidade e a visão da RNP ao formar a parceria para viabilizar o projeto.

Nelson Simões lembrou que a viabilidade da colaboração da RNP no projeto Ritu é fruto de trabalhos anteriores. A rede Ipê é uma infra-estrutura de transmissão de dados nacional baseada em tecnologia óptica, cuja instalação e operação foram estudadas no projeto da rede experimental Giga. Ela permite o tráfego de grande quantidade de dados, requisito para o uso inovador de aplicações para educação e pesquisa. Já a rede de servidores de distribuição de vídeo digital que vai ser usada na Ritu é resultado de piloto desenvolvido pelo Laboratório de Vídeo Digital (Lavid) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em um Grupo de Trabalho da RNP.

Mário Borgneth, assessor do Ministro Gilberto Gil, associou o momento acadêmico à realização do 1º Fórum Nacional de TVs Públicas. Na perspectiva da Cultura, a Ritu pode ser uma porta de entrada para a criação de outras redes de TVs – do Legislativo, comunitárias etc. O objetivo do fórum é promover a reflexão para definir um plano para o desenvolvimento, alocando as ferramentas e recursos necessários para as TVs públicas. “A TV universitária está na vanguarda e o projeto Ritu cria o ambiente para o surgimento de parcerias”, declarou Borgneth.

Ronaldo Mota exaltou as infovias como a infra-estrutura que vai viabilizar a construção de um novo perfil na educação brasileira. Ele declarou que o MEC é parceiro integral e total do projeto e deseja ver as instituições federais de ensino superior (Ifes) e os centros federais de ensino técnico (Cefet) como produtores e consumidores dos conteúdos das TVs universitárias. ”A Ritu cria condições para que se estimule a produção audiovisual cultural, educacional e científica. Dá nova dimensão para as infovias brasileiras”, declarou ele.

[RNP, 14.12.2006]

Consulta em noticias

 


Notícias relacionadas:

RNP e ABTU lançam Rede de Intercâmbio de Televisão Universitária

A iniciativa vai integrar a programação de nove tevês

[RNP, 08.12.2006]