RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

RNP traz a Amazônia para o Rio de Janeiro

Sessões de videoconferência aconteceram durante a Semana Nacional de Ciência & Tecnologia


A Amazônia ficou mais próxima do Rio de Janeiro. Pelo menos durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que aconteceu de 16 a 23 de outubro. Através da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), o público que visitou a tenda da Semana no Largo da Carioca pôde entrar em contato, por meio de videoconferência, com o Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM), localizado na cidade de Tefé, na Amazônia. Mas a participação da RNP na Semana não parou por aí. Em parceria com o projeto Ver Ciência, a RNP disponibilizou em seus servidores 17 vídeos científicos, acessados sob demanda.

Alunos do Colégio Estadual Engenheiro João Tomé, da Escola Municipal Barão de Itacurussá e da Escola Técnica Estadual Visconde de Mauá foram convidados para participar das sessões de videoconferência, realizadas nos dias 17 e 18 de outubro a partir do link de 1MBps estabelecido pela Proderj (Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro) na tenda da Carioca. O intuito era repetir a parceria que aconteceu em junho deste ano, entre os alunos do Colégio Estadual Ignácio Azevedo do Amaral (RJ) e o Instituto Mamirauá (AM).

No mini-auditório da tenda, o Instituto Mamirauá apresentou remotamente palestras sobre energia alternativa, pesca manejada, preservação da fauna e sobre a própria viabilidade da videoconferência em um lugar como a Floresta Amazônica. A possibilidade de interação a distância encantou os alunos da Escola Barão de Itacurussá, crianças entre cinco e sete anos que fizeram perguntas e conversaram com os pesquisadores do instituto e alunos amazonenses. A diretora da Escola Visconde de Mauá fez uma exposição sobre reciclagem de latinhas de refrigerante, ação de preservação ambiental praticada entre seus alunos.

Transmissão de vídeos

A RNP, em parceria com o projeto Ver Ciência, disponibilizou em seus servidores 17 vídeos científicos que foram acessados, sob demanda, por instituições pré-selecionadas pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). Vale destacar que o Ver Ciência obteve licença especial dos produtores dos vídeos para exibi-los por streaming pela Internet durante os dias da SNCT.

Ao todo, 13 instituições de oito estados brasileiros (Amazonas, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina e São Paulo) se cadastraram para assistir à programação de vídeos como “Santos Dumont: uma vida não se conta em uma hora”, “Da Vinci e a invenção do pára-quedas” e “Hidrogênio, a energia do futuro”. As transmissões foram divididas em quatro temas: Santos Dumont; Tecnologia aeronáutica e aeroespacial; Criatividade em C&T; e Inovação em C&T.

Sandra Wink, da Cooperativa Regional de Eletrificação Teutônia (Certel - RS), salientou a importância deste tipo de iniciativa para a promoção da Ciência e da Tecnologia. Wink coordenou cinco sessões de vídeos para cerca de 30 pessoas em sua instituição, durante a Semana Nacional de C&T.

[RNP, 14.11.2006]

Consulta em noticias

 


Veja também:

RNP e Ver Ciência transmitem vídeos na SNCT

17 programas estarão disponíveis na Internet


Notícias relacionadas:

Videoconferência aproxima estudantes amazonenses e fluminenses

Concurso levará alunos do Rio de Janeiro até a Amazônia

[RNP, 21.06.2006]