RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Blogs, fotologs, videologs e wikis ganham domínio próprio na Internet

Novos domínios passam a vigorar a partir de 25 de outubro


O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) anunciou que, a partir de 25 de outubro, usuários da Internet poderão contar com quatro novos Domínios de Primeiro Nível (DPNs), formulados especialmente para blogs, fotologs, videologs e wikis.

DPNs são, na prática, as palavras separadas por pontos, que nomeiam domínios da Internet. Essas palavras permitem que possamos nos referir a sites web por meio de palavras e não apenas por meio de endereços IPs numéricos. Bons exemplos desses domínios são .org e .br, que identificam atividades genéricas e países.

A criação desses novos domínios tem por objetivo abrigar atividades e serviços específicos e tornar mais perene a forma de idenificação e endereçamento de serviços na Internet brasileira. A idéia é que autores de blogs cadastrem seus sites com a terminação "blog.br"; suas páginas destinadas a vídeo, com "vlog.br"; suas páginas de foto, com "flog.br"; e os serviços wiki, com "wiki.br".

Os novos domínios se destinam exclusivamente a pessoas físicas. Seu registro acontecerá por ordem de solicitação, mas, para proteger diretos já existentes, antes da abertura geral dos registros sob os novos DPNs, aqueles que já possuem esses serviços terão até dia 20 de outubro para solicitar a reserva do nome correspondente sob o DPN pretendido. O registro normal se iniciará no dia 25 de outubro e poderá ser feito pelo site do Registro.br.

[RNP, 03.10.2006]

Consulta em noticias