RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

UFF inaugura Núcleo de Informática e Telemedicina

Rede do Projeto Giga potencializa as inovações


A Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense (UFF) inaugura no dia 18 de setembro o Núcleo de Informática e Telemedicina Professor Luiz Paulo Santos Verbicário. O núcleo é composto por um laboratório para alunos e médicos residentes e outro para professores. O laboratório dos alunos, que abriga 20 computadores com acesso a Internet e um servidor, pretende reunir um acervo de materiais produzidos para as aulas tais como: apostilas virtuais, apresentações digitalizadas e aulas filmadas, com o intuito de proporcionar ao aluno oportunidade de rever as aulas já dadas. Para os professores, o laboratório, que dispõe de seis computadores, um scanner e duas impressoras, pretende ser mais um local onde podem consultar a Internet e produzir materiais para suas aulas.

Além do núcleo, a Faculdade de Medicina da UFF está reinaugurando o anfiteatro Professor Aloysio Salles, que agora conta com aparelho para realização de videoconferência. Ambas as solenidades integram os eventos comemorativos dos 81 anos da Faculdade de Medicina da UFF.

Todas essas inovações utilizarão a conexão que a UFF tem com a rede do Projeto Giga, desenvolvida com tecnologia IP/WDM sobre rede óptica em banda larga. Esta rede oferece a seu usuário uma taxa de acesso 400 vezes maior que a capacidade dos serviços de banda larga normalmente oferecidos na Internet comercial. O Projeto Giga dispõe de uma rede de 735 km de fibra óptica e capacidade de 2,5 Gbps, podendo chegar até 10 Gbps, ligando as cidades de Campinas, São Paulo, São José dos Campos, Cachoeira Paulista, Rio de Janeiro, Niterói e Petrópolis. O projeto é uma parceria da RNP e do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), com financiamento da Finep e recursos do Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funttel) do Ministério das Comunicações.

[RNP, 05.09.2006]

Consulta em noticias

 


Notícias relacionadas:

RNP transmite videoconferência entre as faculdades de medicina da UFF e da Uerj

A rede do Projeto Giga promove a integração das faculdades

[RNP, 03.05.2006]