RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Músicos brasileiros, equatorianos e chilenos tocam juntos por meio de videoconferência

Show integra programação de lançamento da Rede Equatoriana de Ensino e Pesquisa


No lançamento da Rede Equatoriana de Ensino em Pesquisa, em Quito, no dia 27 de julho, foi realizado um show no qual músicos brasileiros, equatorianos e chilenos tocaram juntos por meio de videoconferência. Os músicos brasileiros tocaram do escritório da RNP, no Rio de Janeiro.

O evento fez parte da programação do 9º Workshop sobre Tecnologia de Redes Internet para a América Latina e o Caribe (Walc), realizado em Quito, no Equador, de 24 a 29 de julho. Em paralelo ao workshop, ocorreram três reuniões: a reunião técnica da Rede Clara (Cooperação Latino-Americana de Redes Avançadas), a assembléia-geral da Clara e a reunião do projeto Alice (América Latina Interconectada com a Europa).

O Walc promoveu oficinas sobre vários assuntos, dentre eles, redes sem-fio para transmissão de dados, desenvolvimento Web com software livre, desenvolvimento e produção de conteúdo, gestão de redes, telefonia IP e segurança em informática. Além disso, promoveu o Fórum de Internet e Sociedade, que debateu temas como governo eletrônico, desenvolvimento de redes para o conhecimento, alternativas tecnológicas para inclusão social e políticas para a democratização do acesso e o posicionamento da América Latina frente à Cúpula Mundial da Sociedade da Informação.

A reunião técnica da Clara, realizada nos dias 24 e 25 de julho, foi organizada por Michael Stanton e Iara Machado, diretor de inovação e gerente de projetos de pesquisa e desenvolvimento da RNP, respectivamente. Foram discutidas as recomendações técnicas dos grupos de trabalho, as experiências na implantação das redes acadêmicas nacionais já conectadas à Clara, assim como redes Wi-Fi de longo alcance, redes sem-fio de baixo custo e os projetos Hermes (de segurança), Eela (de grades computacionais) e Ringrid (de instrumentação remota em grades computacionais).

Já a reunião do projeto Alice ocorreu nos dias 27 e 28 de julho. Nelson Simões, diretor-geral da RNP, foi o co-presidente do encontro, que discutiu o plano estratégico e o de relações públicas da Clara, além de apresentar os resultados do monitoramento de rede e as novidades sobre o projeto Aclara, um catálogo de projetos de pesquisa do sistema universitário latino-americano. Foi discutido também um plano de financiamento e sustentabilidade do projeto Alice, criado pela União Européia em 2003, para a manutenção da Rede Clara até maio de 2006. O projeto recebeu investimento de 12,5 milhões de euros e já foi prorrogado por mais um ano, mas precisa ganhar autonomia financeira a partir de 2007. O plano será submetido aos parceiros do projeto e à União Européia.

A assembléia-geral da Clara, que ocorreu no dia 28 de julho, discutiu também o plano de sustentação da Rede Clara. O plano prevê que os custos de manutenção da rede sejam compartilhados entre os sócios latino-americanos a partir de 2008. Além disso, está em elaboração uma nova proposta de colaboração de suporte da Comissão Européia à infra-estrutura regional e sua conexão direta à Géant, o que na prática seria uma extensão do projeto Alice. O encontro foi conduzido por Nelson Simões, também presidente da Clara.

[RNP, 23.08.2006]

Consulta em noticias

 


Veja também:

Cooperação Latino-Americana de Redes Avançadas

Mais informações sobre a Clara


Notícias relacionadas:

Rede Equatoriana de Ensino e Pesquisa é lançada

Demonstração de telediagnóstico por imagem faz parte do evento

[RNP, 27.07.2006]