RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

CNPq lança edital para pesquisa com parceiros na América do Sul

Participantes poderão interagir via Rede Clara


O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) está selecionando propostas no âmbito do Programa Sul-Americano de Apoio às Atividades de Cooperação em Ciência e Tecnologia (Prosul). O objetivo é estimular a cooperação em atividades que contribuam, de forma sustentada, para o desenvolvimento científico e tecnológico da América do Sul e que levem à melhoria da qualidade de vida dos seus cidadãos, mediante a geração e apropriação de conhecimento e a elevação da capacidade tecnológica dos países.

As propostas aprovadas serão financiadas com recursos no valor global de até R$ 1,7 milhão. É desejável que a proposta, além de comprovar sua sustentação financeira, possa evidenciar a existência de contrapartida dos demais países participantes, por meio de apoio oficial e/ou de outros organismos em termos de recursos financeiros ou infra-estrutura.

Modalidades do edital

O edital está dividido em três modalidades, a saber:

  • Apoio financeiro a atividades de cooperação internacional para a formação de redes de projetos temáticos

Objetivo: apoiar atividades de cooperação internacional que promovam a interação e a integração de projetos temáticos comuns em desenvolvimento na região Sul-Americana, propiciando a criação e o desenvolvimento de redes de pesquisa, da qual participem diferentes países sul-americanos.

  • Apoio financeiro a atividades de cooperação em projetos conjuntos de P&D&I

Objetivo: apoiar atividades de cooperação em projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação, já caracterizados ou em andamento, de excelente nível científico e tecnológico.

  • Apoio financeiro para a realização, no Brasil, de eventos de C&T&I de abrangência sul-americana

Objetivo: apoiar a realização, no Brasil, de congressos, simpósios, workshops, seminários, ciclos de conferências e outros eventos similares relacionados à ciência, tecnologia e inovação, no âmbito do continente sul-americano.

Organizações usuárias da rede acadêmica brasileira, Ipê, poderão interagir mais facilmente com suas parceiras na América do Sul por meio da Rede Clara (Cooperação Latino-Americana de Redes Avançadas). A rede Ipê é mantida pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), com recursos dos Ministérios da Ciência e Tecnologia e da Educação, e integra mais de 250 instituições brasileiras de ensino e pesquisa. A Clara integra cerca de 15 países da América Latina, entre os quais estão o Brasil, a Argentina, o Chile, a Venezuela, o Equador, o Peru, o Uruguai e a Colômbia.

O prazo para submissão de propostas encerra-se no próximo dia 19 de junho. O edital está disponível em http://www.cnpq.br/servicos/editais/ct/2006/edital_0142006.htm.

[RNP, 05.06.2006]

Consulta em noticias

 


Veja também:

Cooperação Latino-Americana de Redes Avançadas

Mais informações sobre a Clara


Outras referências: