RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

União em prol da segurança na Internet

Evento reúne grupos acadêmicos de resposta a incidentes de segurança para discutir combates a ataques na rede e direito digital


Promover a cultura de segurança em Internet na comunidade acadêmica nacional. Será com esse intuito que, nos dias 25 e 26 de maio, Grupos de Resposta a Incidentes de Segurança (CSIRTS - Computer Security Incidents Reponse Teams) estarão reunidos, no Rio de Janeiro, no I Encontro de CSIRTS Acadêmicos. A iniciativa é uma parceria entre o Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (CAIS) da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), o Centro de Atendimento e Tratamento de Incidentes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CENATIS/UFRJ) e do Grupo de Respotas a Incidentes de Segurança do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (GRIS/DCC/UFRJ).

Ações colaborativas serão discutidas e pensadas para que os grupos de segurança possam agir com eficácia no combate às diversas ameaças e ataques sofridos pelas redes de instituições de ensino e pesquisa. A idéia é utilizar a união entre os CSIRTs para conscientizar a comunidade acadêmica sobre questões de segurança e lembrar os usuários sobre a importância de proteger suas informações e seus recursos computacionais. Nesse sentido, o evento incluiu na programação uma palestra sobre direito digital para discutir aspectos legais e jurídicos importantes na atuação de grupos de segurança de instituições de ensino e pesquisa, baseados nas leis de crimes eletrônicos do Código Penal Brasileiro e na responsabilidade de gestores de sistemas.

O encontro também será aproveitado para que cada CSIRTs apresente as iniciativas que vêm desenvolvendo trabalho e identifique os maiores desafios que enfrentam. O CTIR.gov, o grupo de segurança do governo federal e representantes de grupos de segurança de pesquisa mostrarão ações pró-ativas e reativas que vêm desempenhando na área de segurança.

As estatísticas não deixam dúvida da importância da realização de um evento como esse. Este ano, a quantidade de golpes virtuais registrados cresceu 1313%, se comparados a 2004 e 2005. O Brasil já se encontra no 3o lugar do ranking mundial de ataques na Internet. E engana-se quem pensa que o perigo vem apenas dos hackers e organizações criminosas. A nova técnica de engenharia social utilizada pelos criminosos assusta os especialistas. Com muita persuasão, internautas descuidados são convencidos a fornecer informações pessoais e senhas, acessar sites falsos e a executar arquivos. "As pesquisas de segurança apontam que o elo mais fraco é ainda o ser humano. Não adianta implementar mecanismos de proteção dos sistemas e redes se o usuário ainda coloca senhas fáceis de se adivinhar ou clica inocentemente em arquivos remetidos por correio eletrônico sem antes comprovar se a fonte é confiável. Estes tipos de ações driblam qualquer mecanismo sofisticado de defesa. A responsabilidade é de todos. Cada um precisa fazer a sua parte", ressalta a gerente do CAIS, Liliana Velásquez Solha.

[RNP, 24.05.2006]

Consulta em noticias