RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Brasileiros ganham site anti-spam

Comitê Gestor de Internet no Brasil divulga informações para alertar internautas sobre mensagens não-desejadas


O Comitê Gestor de Internet no Brasil (CGI.br) lançou, no dia 14, o site antispam.br com informações sobre mensagens não-solicitadas, os spams. A página criada por especialistas do CGI.br (Comitê Gestor da Internet no Brasil) tem como objetivo educar os usuários e administradores de redes em relação ao assunto.

Dividido em duas partes distintas, uma para usuários e outra específica para administradores de redes, o site fornece dicas para evitar o envio de spam e fazer bom uso do email; para receber menos spam e preservar sua privacidade; e para escolher e gerenciar filtros anti-spam, dentre outros. O site também disponibiliza informações sobre os diferentes tipos de spam e reúne diversas recomendações para configuração de serviços, de modo a evita abusos por parte de spammers (distribuidores de spams). Entre elas, destacam-se recomendações de configuração de serviços de correio eletrônico, servidores web, servidores de nomes, serviços de proxy e firewalls. A idéia é disseminar os problemas que este tipo de mensagem pode causar e estimular o internauta a se defender.

A Iniciativa partiu da Comissão de Trabalho Anti-Spam (CT-Spam), responsável por propor e coordenar uma campanha nacional contra o abuso no envio de spams com a promoção de ações que mobilizem os diversos grupos envolvidos no tratamento do problema. A CT-Spam é formada por conselheiros do CGI.br, especialistas do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto br (NIC.br), braço executivo do CGI.br, e por especialistas convidados. Motivos para a produção do site não faltavam. Só em janeiro desse ano, o Cert.br (Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil) recebeu 286 mil notificações de mensagens não-solicitadas (spams), número 46% superior ao registro de dezembro de 2005. O total de reclamações do ano passado atingiu a marca de 2,4 milhões.

O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) coordena iniciativas de serviços internet no país, promove estudos e recomenda procedimentos, normas e padrões técnicos para a segurança das redes e serviços de internet no Brasil. "Um dos objetivos do CGI.br é estimular a adequada utilização da internet pela sociedade e o uso responsável do e-mail", explica Henrique Faulhaber, conselheiro do CGI.br e coordenador da Comissão de Trabalho Anti-spam do CGI.br.

[RNP, 21.02.2006]

Consulta em noticias