RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

RNP lança nova rede acadêmica nacional

Espetáculo de dança distribuída demonstra potencial multigigabit da rede


A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) lança amanhã a nova infra-estrutura de sua rede acadêmica nacional com um espetáculo experimental de dança distribuída. Bailarinos em Brasília e Salvador dançarão em total interação com a música de João Pessoa para demonstrar o potencial de uso da nova rede, agora em capacidade multi-gigabit. O evento,que acontece dentro da 3º Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, contará com a presença dos ministros da Ciência e Tecnologia, Sérgio Resende, e da Educação, Fernando Haddad. O ministro da Cultura, Gilberto Gil, gravou um depoimento que será exibido na cerimônia e transmitido em rede.

Coordenado pela bailarina Ivani Santana, a performance, batizada de Versus, foi criada pelo Grupo de Dança Contemporânea (GDC) da Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia (UFBA) a partir dos estudos realizados pelo Grupo de Pesquisa Poética Tecnológica na Dança (UFBA/CNPq) e terá duração de 15 minutos. A trilha sonora do espetáculo ficará por conta do compositor e instrumentista francês Didier Guingue, que irá comandar três músicos em laptops, a partir de quatro esquemas musicais. Uma certa dose de improvisação será necessária para permitir uma melhor interação com a coreografia num jogo de resposta aos estímulos uns dos outros. Guido Lemos, responsável pelo Grupo de Trabalho em TV Digital, desenvolverá e gerenciará a captura e transmissão dos dados com câmeras HDTV entre Brasília e Salvador para gerar imagens em alta resolução.

Quem é quem no projeto

Ivani Santana pesquisadora de dança com mediação tecnológica. Desde 2003 é professora adjunta da Escola de Dança (UFBA), na qual coordena o Laboratório de Pesquisas Avançadas do Corpo (LaPAC), e é líder do Grupo de Pesquisa Poética Tecnológica na Dança. Estudou no Environments Lab e no ACCAD (Advancing Computer Center for the Arts and Design), da Ohio State University, EUA. Sua pesquisa rendeu o espetáculo solo Corpo Aberto e a instalação-performática Casa de Nina.

Guido Lemos de Souza Filho é Doutor em Informática pela PUC-Rio e atualmente trabalha como professor do Departamento de Informática da Universidade Federal da Paraíba. Coordena o Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital (LAViD) na UFPB, onde estão sendo realizadas pesquisas nas áreas de Televisão Digital, Museus Virtuais, Vídeo sob Demanda, Videoconferência e Redes de Alta Velocidade. É um dos autores do livro "Redes de Computadores: das LANs, MANs e WANs às Redes ATM", best seller da Editora Campus. Possui diversas conferências nacionais e internacionais nas áreas de redes de computadores e sistemas multimídia.

Didier Guigue, nascido na França em 1954, é músico radicado na Paraíba e doutor em música e musicologia do séc. XX, graduado em Paris. Didier atua como musicólogo, compositor e instrumentista, além de ministrar aulas de análise musical e música computacional na Universidade Federal da Paraíba. Em 1999 lançou o CD Vox Victimae, que reúne composições que utilizam o computador, tanto na vertente erudita quanto pop. Didier também é professor do Departamento de Música e Laboratório de Composição Musical da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e faz parte do grupo Log3 (Didier Guigue, Marcilio Onofre e Ticiano Rocha), que também estarão atuando na trilha sonora do evento.

Confira o evento na íntegra em http://www.rnp.br/servicos/transmissoes/2005/video_20051117.html

[RNP, 16.11.2005]

Consulta em noticias

 


Veja também:

Lançamento da nova rede da RNP

Página com atalho para a transmissão do evento

[RNP, 17.11.2005]


Notícias relacionadas:

Música e dança colocam tecnologia em cena

RNP lança nova rede com espetáculo de dança e demonstração de uso da rede

[RNP, 14.11.2005]