RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

RNP deverá abrigar Rede Virtual de Informações sobre a Biodiversidade Brasileira

Objetivo é consolidar informações de coleções, institutos de pesquisas, museus e universidades


A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) deverá viabilizar o funcionamento da Rede Virtual de Informações sobre a Biodiversidade Brasileira associada a acervos biológicos. O projeto, apresentado pela Coordenação Geral de Políticas e Programas em Biodiversidade (CGBD) do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), visa ao aumento do conhecimento da biodiversidade nacional através da disponibilização de dados contidos nas coleções biológicas, atendendo à demanda da comunidade científica nacional.

A RNP contribuirá para a composição da infra-estrutura e da tecnologia necessárias para a concretização do projeto. Em nível regional, as instituições que participam da rede de biodiversidade poderão contar com as Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa (Redecomep), iniciativa de redes metropolitanas coordenada pela RNP. Em nível nacional, elas estarão conectadas por meio da Ipê, rede óptica multigigabit operada pela RNP. Estuda-se ainda a possibilidade de instalação de servidores regionais em pontos de presença da RNP (PoPs), que contariam com suporte técnico e de segurança especializados.

Atualmente, o acervo de informações sobre a biodiversidade brasileira encontra-se distribuído em coleções (herbárias, zoológicas e de microrganismos) e alojado em institutos de pesquisas, museus e universidades. Essas informações não estão organizadas nem estruturadas para permitir o rápido intercâmbio de informação. Através da rede, será possível organizar e consolidar tais informações. Os dados serão disponibilizados on-line de forma livre e aberta. Será possível evitar a duplicidade de esforços, identificando, reconhecendo, articulando e integrando as atividades já existentes.

Grupos de trabalho

Foram criados três grupos de trabalho (GTs) para o projeto: o primeiro avaliará as necessidades de capacitação em recursos humanos e de infra-estrutura para o estudo dos elementos da biodiversidade. O segundo, que conta com a presença da RNP, estudará a criação de uma rede integrada de coleções biológicas, o que viabilizará a elaboração de um sistema de informações científicas em biodiversidade. Já o terceiro GT analisará a gestão e a integração da informação, por meio de atividades como mapeamento, modelagem e desenvolvimento de ferramentas e produtos para visualização de dados sobre biodiversidade.

O GT 2 terá o trabalho coordenado de forma a utilizar a infra-estrutura de comunicação já existente no pais e garantir que toda coleção de interesse tenha conectividade adequada. A construção da rede incluirá a implantação dos chamados servidores regionais, que estarão responsáveis por fornecer dados das coleções que não possuam ou não queiram manter servidores em seu ambiente local, ou não tenham uma infra-estrutura de comunicação adequada. Esses servidores serão provavelmente instalados nos pontos de presença da RNP (PoPs).

O resultado do trabalho dos GTs deverá ser apresentada até novembro à Secretaria de Assuntos Internacionais do Ministério do Planejamento. Com o objetivo de mobilizar recursos que possibilitem a criação desse sistema de informação baseado em coleções biológicas, o MCT iniciou as negociações para submeter o projeto ao GEF (Global Environment Facility). O GEF é um mecanismo de cooperação internacional com a finalidade de prover recursos adicionais para cobrir custos em projetos que beneficiem o meio ambiente global.

[RNP, 05.10.2005]

Consulta em noticias