RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Grupo da RNP apóia jornada sobre segurança de redes na Argentina

Evento do First será realizado pela primeira vez na América Latina


O próximo colóquio técnico do Forum of Incident Response and Security Teams (First) será realizado, pela primeira vez, na América Latina. O evento coincidirá com as Jornadas sobre Segurança em Informática do grupo de segurança de redes da Argentina, Arcert, que ocorrerão de 1º a 7 de outubro, em Buenos Aires.

O Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança da RNP (CAIS) está colaborando na organização do evento e trará o especialista Steve Gill para ministrar um curso. Além disso, parte da equipe de analistas do CAIS estará presente, coordenando algumas atividades como a aula prática (hands-on class) do colóquio técnico do First e realizando conferências.

A RNP tem se esforçado bastante para promover o desenvolvimento de grupos de segurança de redes (CSIRTs, do inglês Center of Security Incident Response Teams) na América Latina. Ela apoiou a criação dos grupos do Chile, da Argentina e, mais recentemente, do Peru. Além disso, analistas do CAIS têm realizado treinamentos e palestras não só para parceiros na América Latina como também na África. A RNP também atua diretamente no grupo de trabalho de segurança da Cooperação Latino-Americana de Redes Avançadas (Clara).

Jornadas sobre Segurança em Informática

As Jornadas sobre Segurança em Informática da Arcert se dividirão em três eventos: o treinamento do First para grupos de segurança (Transits, do inglês Training of Network Security Incident Teams Staff), nos dias 1 e 2 de outubro; a Conferência Internacional sobre Segurança em Informática, em 3 e 4 de outubro; e o colóquio técnico do First (First Technical Colloquium), de 5 a 7 de outubro.

O First é um consórcio internacional que tem como objetivos encorajar iniciativas de cooperação na prevenção, detecção e solução de problemas relacionados a incidentes de segurança; prover um meio para comunicação de alertas e consultoria sobre ameaças potenciais e incidentes emergentes; e facilitar o intercâmbio de informações , ferramentas e técnicas relacionadas a segurança, auxiliando no trabalho dos grupos filiados. Fundado em 1990, o First reúne mais de 170 equipes espalhadas por quatro continentes. O CAIS está filiado ao consórcio desde 2001.

Mais informações sobre os eventos das Jornadas sobre Segurança em Informática podem ser obtidas a partir da página http://www.arcert.gov.ar/tc/index.html.

[RNP, 27.09.2005]

Consulta em noticias

 


Veja também:

Segurança em redes

Página do Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança da RNP


Notícias relacionadas:

RNP patrocinará entrada de grupo da Argentina no First

Gerente do CAIS visita as instalações do ArCERT

[RNP, 28.11.2003]