RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

RNP participa do 1º Congresso de Segurança da Informação

Analistas do Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança discutem ataques de hackers na Internet


Do dia 23 a 26 de agosto, o Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (CAIS) da RNP está participando do 1º SegINFO – Congresso de Segurança da Informação, promovido pelo Departamento de Computação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e pela Clavis, empresa especializada em segurança da informação formada por ex-alunos da UFRJ.

No dia 24, Ronaldo Vasconcellos, analista de segurança do CAIS, esteve a frente da palestra O CAIS/RNP como CSIRT da Rede Acadêmica Brasileira, enfocando a atuação da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, através do CAIS, na detecção, resolução e prevenção de incidentes de segurança na rede RNP2 como CSIRTs (do inglês Computer Security Incident Response Team). Já no dia 25, Ivo Peixinho, também analista do CAIS, descreve o desenvolvimento de uma ferramenta que é capaz de monitorar o comportamento de ataques na rede e obter informações sobre conexões, usuários, senhas e comandos utilizados após um ataque bem-sucedido. A palestra Uma ferramenta para Captura de Informações sobre ataques Brutessh mostra também os resultados e estatísticas sobre cada tipo de ataque que a ferramenta apresenta.

Voltado para estudantes e profissionais das áreas de ciências exatas e jurídicas, executivos e gerentes de empresas com foco em tecnologia e acadêmicos da ciência da computação, o SegINFO funciona como um espaço para exposição de experiências com segurança da informação e discussão de suas implicações para a sociedade em todos os seus aspectos.

Através de exposições e palestras de nomes chave do cenário da segurança no Brasil, pretende-se colocar os participantes em contato com o que existe de mais atual no assunto. O congresso conta também com participações internacionais, como Lance Spitzner, diretor do projeto Honeynet, organização de pesquisa que se dedica ao aprendizado das ferramentas, táticas e motivações da comunidade hacker.

As apresentações estão sendo transmitidas ao vivo pelo link http://tv.nce.ufrj.br/seginfo

[RNP, 24.08.2005]

Consulta em noticias